Felipe VI lembra: Democracia só é possível com "respeito face a desprezo"

  • 21/11/2025

O Rei de Espanha lembrou hoje, quando o país vive tempos de "crispação e desacordo", que foi com diálogo, respeito mútuo e a priorização do bem comum que há 50 anos foi possível construir a democracia espanhola.

 

"Olhar para esse período pode servir-nos, não para o idealizar, mas para lembrar o método: a palavra face ao grito, o respeito face ao desprezo, a procura do acordo face à imposição", disse Felipe VI, referindo-se ao processo conhecido como "transição espanhola".

O processo de transição para a democracia iniciou-se há 50 anos com a morte do ditador Francisco Franco, em 20 de novembro de 1975, e a restauração da monarquia, com a proclamação de Juan Carlos I, dois dias depois.

"A transição não foi perfeita, mas avaliá-la só pelo que omitiu seria injusto. Nas circunstâncias do momento, fez-se o correto: deu-se prioridade à reconciliação, à estabilidade e à criação de um quadro [institucional] comum, tão necessário", afirmou Felipe VI, numa cerimónia no Palácio Real de Madrid, umas das celebrações com que hoje Espanha e a Casa Real celebram a restauração da monarquia no país e o papel da instituição no processo de democratização.

Para o chefe de Estado espanhol, esse espírito de "respeito mútuo", diálogo, negociação e cedências de todas as partes, "numa sociedade [então] marcada por décadas de repressão e divisões", foi "uma atitude política revolucionária".

"Em tempos em que o desacordo se expressa com crispação", Felipe VI lembrou que para Espanha se transformar numa "democracia europeia" houve "um grande pacto em que nenhum grupo conseguiu impor a sua visão completa porque todos compreenderam que a convivência exigia ceder em alguma coisa para ganhar um futuro comum".

Colocar o "bem comum acima de qualquer outro interesse continua a ser a base mais sólida sobre a qual construir o futuro de Espanha", acrescentou.

Na cerimónia a que presidiu no Palácio Real de Madrid, Felipe VI entregou hoje à mãe, Sofía, atualmente rainha emérita de Espanha e a viver separada do marido, Juan Carlos I, a mais alta condecoração concedida pela Coroa espanhola e o Estado espanhol, o Toisón de Ouro.

Receberam a mesma condecoração nesta cerimónia o ex-primeiro-ministro Felipe González e dois dos "pais da Constituição" de Espanha, Miquel Roca e Miguel Herrero y Rodríguez de Miñón.

Aos quatro foi reconhecido, desta forma, o contributo que deram para o processo de democratização de Espanha e a consolidação da monarquia parlamentar constitucional.

Além desta cerimónia, há hoje uma iniciativa no parlamento espanhol com o título "50 anos depois: a Coroa no trânsito para a democracia", a que assistirão também os Reis, Felipe VI e Letizia, e as filhas, a princesa Leonor, herdeira da coroa, e a infanta Sofia.

Ausente destas cerimónias institucionais está Juan Carlos I, um dos protagonistas da "transição espanhola", mas hoje caído em desgraça, por suspeitas de corrupção e polémicas da vida privada que o levaram a abdicar em 2014 e, desde 2020, a viver fora de Espanha, nos Emiratos Árabes Unidos.

Já no sábado, coincidindo com os 50 anos da coroação de Juan Carlos I, a família real celebrará um almoço no Palácio do Pardo, nos arredores de Madrid, com "caráter estritamente familiar e totalmente privado", a que Juan Carlos I deverá assistir, disseram as fontes da Casa Real.

As mesmas fontes lembraram que Juan Carlos I optou em 2020 por viver fora de Espanha, nos Emirados Árabes Unidos, e que o próprio decidiu então deixar de participar em iniciativas públicas institucionais.

Leia Também: Juan Carlos, de escudo protetor da democracia à simpatia por Franco

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892127/felipe-vi-lembra-democracia-so-e-possivel-com-respeito-face-a-desprezo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes