"Fantasmas, medos e teorias de conspiração não resolvem problemas"

  • 04/10/2025

A dirigente bloquista Marisa Matias juntou-se a Alexandra Leitão, na arruada pela freguesia de Benfica, para demonstrar o empenho do BE num "trabalho conjunto para libertar a cidade" de Carlos Moedas, o atual presidente da câmara e recandidato às eleições de 12 de outubro pela coligação "Por ti, Lisboa" (PSD, CDS-PP e IL).

 

"O Bloco acredita que (...) a melhor pessoa para fazê-lo é Alexandra Leitão", porque "tem a competência, tem a experiência, tem o perfil, tem a empatia" necessários, vincou Marisa Matias.

"O BE já teve vereadores com pelouro no tempo de Fernando Medina [anterior autarca socialista] e a gestão da câmara não sofreu com isso, pelo contrário", vincou Alexandra Leitão, que já no debate entre todos os candidatos a Lisboa, na noite de quinta-feira, havia assinalado a "obsessão" de Carlos Moedas por a coligação que lidera integrar o BE.

"Essas obsessões, coisas repetidas muitas vezes, que claramente algum 'marketeer' lhe disse para repetir, podem ser repetidas muitas vezes, mas não são verdade, esta é uma coligação de quatro partidos, uma coligação encabeçada por mim, uma coligação equilibrada", frisou.

Às queixas de Carlos Moedas sobre a oposição que teve no mandato que agora termina, Marisa Matias notou que o atual autarca "tem essa tendência, centra sempre tudo muito nele e é sempre vitima de qualquer coisa".

Em vez de um "exercício de vitimização", contrapôs, é preciso ter na presidência da câmara alguém que "assuma a liderança, trabalhe em conjunto com todas as forças" políticas.

Carlos Moedas tem sido um presidente da câmara "sempre muito mais preocupado em proteger a sua própria imagem do que em proteger Lisboa e quem cá vive", criticou Marisa Matias, apontando que "há vários problemas", da higiene urbana à habitação, "em relação aos quais Carlos Moedas não teve sequer uma intervenção mínima".

Sobre um eventual acordo de governação pós-eleitoral com a CDU (que candidata João Ferreira às eleições), Marisa Matias assinalou que "há uma possibilidade, e ela é real, de se poder derrotar (...) Carlos Moedas" e essa hipótese é a coligação "Viver Lisboa", que integra PS, Livre, BE e PAN.

Concorrem à Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas Carlos Moedas (PSD/CDS-PP/IL), Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), João Ferreira (CDU-PCP/PEV), Bruno Mascarenhas (Chega), Ossanda Líber (Nova Direita), José Almeida (Volt), Adelaide Ferreira (ADN), Tomaz Ponce Dentinho (PPM/PTP) e Luís Mendes (RIR).

Leia Também: Flotilha. Ativistas portugueses ainda não "conseguiram falar com família"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2864718/fantasmas-medos-e-teorias-de-conspiracao-nao-resolvem-problemas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes