"Facilitar o voto". Rede Expressos lança desconto para o dia das eleições
- 06/10/2025
A Rede Expressos anunciou, esta segunda-feira, o lançamento de uma campanha com 25% de desconto com o objetivo de "facilitar o voto nas eleições autárquicas".
"A Rede Expressos associa-se ao espírito cívico das eleições autárquicas e lança campanha nacional para apoiar os cidadãos que pretendem deslocar-se às suas localidades de voto no próximo dia 12 de outubro", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Assim, "para incentivar a participação eleitoral, a Rede Expressos oferece um desconto online de 25% em todas as viagens dentro do território nacional".
"A promoção é válida para viagens realizadas no dia 12 de outubro, sendo necessário utilizar o código promocional VOTO25 no momento da compra do bilhete, em www.rede-expressos.pt ou através da app Rede Expressos", pode ler-se na nota divulgada.
A empresa recorda que já nas eleições legislativas "promoveu uma campanha de apoio à mobilidade eleitoral" e, "agora, com as autárquicas, reafirma o compromisso de garantir que a mobilidade não é um obstáculo à participação eleitoral".
"O voto é a forma mais poderosa de cada cidadão dizer: eu conto e a minha opinião importa. Queremos estar ao lado de todos os portugueses neste momento decisivo, assegurando que podem chegar às suas terras e às suas urnas para participar na mudança", sublinha Nelson Silva, diretor-geral da Rede Expressos", citado na nota divulgada.
Autárquicas realizam-se no dia 12
Os dados provisórios da CNE estimam que se candidatam nestas autárquicas 817 forças políticas e movimentos, dos quais 618 são candidaturas de grupos de cidadãos eleitores, 181 candidaturas de diferentes coligações partidárias e ainda de 18 partidos políticos.
Ainda de acordo com os números provisórios, no total, as candidaturas apresentaram 1.588 listas às câmaras municipais, 1.524 às assembleias municipais e 9.750 a assembleias de freguesia.
O Chega apresentou candidaturas a 307 das 308 câmaras municipais (99,6%), a CDU (PCP/PEV) a 299 (97,0%), o PS (isolado ou em coligação) a 298 (96,7%) e o PSD (isolado ou em coligação) a 293 (95,1%).
De acordo com a Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), estavam inscritos nos cadernos eleitorais 9.285.175 eleitores até ao dia 15 de junho.
Até 25 de setembro, a CNE recebeu 701 queixas ou pedidos de parecer relacionados com as eleições autárquicas (661 queixas e 40 pedidos de parecer), tendo deliberado relativamente a 163 destes processos.
Entre as 163 deliberações, a CNE decidiu enviar 17 casos ao Ministério Público, assim como outros 37, mas estes relativamente a processos de contraordenação.
Nas eleições autárquicas, que decorrem entre as 08h00 e as 20h00 de 12 de outubro, os eleitores vão eleger os órgãos dirigentes de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia.
Outras 37 freguesias vão escolher o executivo em plenários de cidadãos, por terem menos de 150 votantes.
Na sequência destas autárquicas serão repostas 302 freguesias que tinham sido agregadas ou extintas pela reforma administrativa de 2013, num processo que desagregará 135 uniões de freguesia.
Portugal tem 308 municípios e, na sequência das próximas autárquicas, terá 3.258 freguesias (o Corvo é o único concelho sem Junta de Freguesia, sendo as competências desta assumidas pela Câmara Municipal).
Além dos mais de 600 movimentos de cidadãos, apresentaram candidaturas às eleições, sozinhos ou em coligação, PS, PSD, CDS-PP, Chega, IL, Livre, BE, PAN, Juntos pelo Povo (JPP), Partido Trabalhista Português (PTP), Volt Portugal, Alternativa Democrática Nacional (ADN), Nova Direita, Partido Liberal Social (PLS), Nós, Cidadãos!, Reagir Incluir Reciclar (RIR), Partido Popular Monárquico (PPM) e Partido da Terra (MPT), além da CDU.
Leia Também: Autárquicas: CNE já recebeu 838 queixas e 19 casos foram enviados ao MP