Executivo da Microsoft desmente que empresa está a preparar despedimentos
- 08/01/2026
Começou a circular esta semana um rumor que afirmava que a Microsoft estava a planear uma nova ronda de despedimentos que poderia impactar até 22 mil pessoas, com o anúncio oficial a ser apontado para o final de janeiro. Agora, um executivo da Microsoft veio a público afirmar que a notícia é completamente falsa.
Em resposta a uma publicação partilhada na rede social X que dava conta do rumor em questão, o responsável pela divisão de comunicações da Microsoft, Frank X. Shaw, escreveu que as alegações não correspondiam à realidade.
“100% inventadas / especulativas / erradas”, escreveu Shaw sobre as informações de que a Microsoft está a planear a eliminação entre 11 mil a 22 mil postos de trabalho como resultado do forte investimento que tem sido feito em Inteligência Artificial.
100 percent made up / speculative / wrong.
— Frank X. Shaw (@fxshaw) January 7, 2026
Além de Shaw, também o jornalista Jez Corden do site Windows Central fez uma publicação onde indica que não tem informações sobre estes despedimentos, especificando que pelo menos na divisão de videojogos Xbox não deverá haver uma eliminação de postos de trabalho desta envergadura.
False on the Xbox side at least.
— Jez (@JezCorden) January 7, 2026
Serve recordar que a especulação sobre a possibilidade de a Microsoft avançar para um novo despedimento de milhares de pessoas está assente sobretudo no histórico recente da Microsoft.
Os últimos anos têm sido marcados pelo despedimento de milhares de pessoas na Microsoft, com a empresa a ir até ao ponto de cancelar projetos e encerrar estúdios inteiros. Só em 2025 foram despedidos perto de 15 mil trabalhadores.
Leia Também: CEO da Microsoft quer tratar IA como "andaime para potencial humano"















