Eurodeputada francesa detida em Israel em greve de fome. "Solidariedade"

  • 04/10/2025

A ativista e eurodeputada francesa Emma Fourreau, que estava numa das embarcações da Flotilha Global Sumud com destino a Gaza, começou uma greve de fome "em solidariedade com o povo palestiniano".

 

Emma Fourreau, de 26 anos, estava no barco 'Alma' quando foi "sequestrada ilegalmente pelo exército israelita em águas internacionais", pode ler-se numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

A francesa, assim como o seu assistente parlamentar estão na prisão Ketziot, no deserto de Negev, juntamente com outros participantes da flotilha - incluindo os quatro portugueses.

Note-se que esta não é a primeira vez que Emma Fourreau tenta chegar ao enclave palestiniano. Em julho, numa outra flotilha, a embarcação onde seguia foi também intercetada pelo exército israelita, tendo estado detida durante três dias antes da sua deportação.

De salientar que quatro portugueses - Mariana Mortágua, Sofia Aparício, Miguel Duarte e Diogo Chaves - que estavam também nas várias embarcações da flotilha encontram-se detidos e a aguardar a deportação para Portugal. 

Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, enviou, na sexta-feira, uma mensagem à mãe através do cônsul de Portugal em Israel.

"Mãe, estou bem, mas não nos tratam bem, sem comida nem água durante 48 horas. Convoquem manifestação", terá pedido a deputada, numa mensagem escrita à mão que foi entregue à mãe da deputada pelo cônsul, que informou ainda que Mariana estaria numa cela com outras 12 pessoas.

Mortágua

Mortágua "sem comida nem água durante 48 horas" e "numa cela com 12"

Membros do Bloco de Esquerda revelaram as últimas informações dadas pelo cônsul à família da líder do partido, que seguia na flotilha e foi detida por Israel em águas internacionais.

Tomásia Sousa com Lusa | 18:10 - 03/10/2025

Portugueses escolheram deportação voluntária

Os quatro portugueses aceitaram ser "deportados de forma voluntária e de imediato" e foram informados que as autoridades israelitas os colocarão "nos primeiros voos disponíveis destinados à Europa, a expensas do Governo israelita, podendo sofrer atrasos devido aos feriados israelitas do SUKKOT".

Neste processo, "serão acompanhados por um funcionário do MNE", acrescentou o ministério tutelado por Paulo Rangel.

As forças israelitas, recorde-se, intercetaram na noite de quarta-feira para quinta-feira a Flotilha Global Sumud, com cerca de 50 embarcações, que se dirigia à Faixa de Gaza para entregar ajuda humanitária.

A flotilha, que juntou políticos e ativistas de vários países, partiu de Espanha no início de setembro com o objetivo de quebrar o bloqueio israelita à Faixa de Gaza, assumindo-se como uma "missão de ajuda humanitária pacífica e não violenta".

Leia Também: Israel confirma deportação de 137 ativistas da flotilha para a Turquia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2864719/ativista-francesa-detida-em-israel-esta-em-greve-de-fome-solidariedade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes