Este é o melhor queijo para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas
- 09/01/2026
Certamente que durante as últimas festas teve uma tábua de queijos bem recheada. Pode não ter pensado muito no assunto, mas a verdade é que lá pelo meio poderia estar um tipo de queijo que pode vir a ajudar a perder peso. Não acredita? O melhor é seguir o conselho de alguns nutricionistas.
À revista Parade alguns especialistas revelaram qual o queijo que pode ajudar a emagrecer. Apesar de conter gordura saturada, sódio e algumas calorias “o queijo não é um inimigo, na verdade, e certamente não está fora de questão quando se está a ter perder peso”, começa por dizer a nutricionista Michelle Routhenstein.
“Quando escolhidos com cuidado e consumidos em porções razoáveis, certos tipos de queijos podem encaixar-se numa dieta saudável para o coração e para o controlo de peso, podendo até mesmo trazer benefícios”, continua a especialista.
Quejio para perder peso?
Assim, o tipo de queijo escolhido, a porção e a forma como o consome nas refeições pode acabar por ter algum impacto. Apontam que a mozzarella é a melhor escolha a fazer e que pode ajudar a quem quer perder peso.
Leia Também: Estes 5 erros estão a impedi-lo de perder peso! Veja o que pode mudar
“A mozzarella fornece proteínas, cálcio e outros nutrientes que promovem a saciedade", diz Michele D. Rager. Aponta que este tipo de queijo pode conter entre 6 a 7 gramas de proteína, numa porção de 30 gramas.
“Consumir quantidades adequadas de proteína favorece a perda de peso uma vez que promove a saciedade e ajuda a preservar a massa muscular magra durante a redução de calorias.”
Acaba também por ser um queijo pouco calórico, com 72 calorias nessa mesma porção de 30 gramas. “Considerando que a gordura tem mais que o dobro de calorias por grama do que a proteína, geralmente é mais inteligente escolher opções de queijo com baixo teor de gordura, quando possível.”
O problema com o consumo de queijo
O queijo pode assim ajudar a emagrecer, mas tudo depende da quantidade que acaba por ser um problema muitas vezes. “O problema com o queijo é que a maioria das refeições contém mais do que a dose recomendada de 30 gramas por dia ou menos”, explica a nutricionista Julia Zumpano.
“Certas versões da dieta mediterrânea limitam o queijo a 85 gramas por semana. A maioria das refeições, como pizza, lasanha, massa com queijo, omeletes, sandes, em alguns casos, saladas, pode conter 85 gramas ou mais por porção.”
Quando a comprar deverá optar por uma mozzarella com menos gordura. Nas refeições, o ideal é que junte vegetais e grãos integrais.
Este é o pior queijo para a saúde intestinal, dizem gastroenterologistas
"Embora alguns queijos não sejam ideais para a saúde do coração, outros podem influenciar a microbiota do estômago e dos intestinos", conta a gastroenterologista Ekta Gupta à revista Parade.
"Opções altamente processadas e com alto teor de sal são as piores. Isso inclui o queijo ralado e até fatias de queijo que sejam aromatizadas de algum forma", diz Ekta Gupta.
"Quando se trata de saúde intestinal, queijos processados, como o queijo americano [ou queijo fundido] estão entre as piores opções. São ricos em gorduras saturadas, sódio e emulsificantes, que podem alterar o microbioma intestinal e contribuir para inflamação e inchaço", explica Ritu Nahar.
Ainda assim, existe um queijo com que se deve preocupar em particular. É o que faz pior aos níveis de colesterol. "O queijo brie é rico e cremoso, com alto teor de gordura saturada, por isso é melhor consumi-lo ocasionalmente", explica Tara Gidus Collingwood.
















