Episódio surreal: Barcelona pediu a Lewandowski para não marcar golos

  • 20/11/2025

Robert Lewandowski foi alvo de um pedido insólito por parte da direção do Barcelona na temporada 2022/23, pouco depois de ter chegado a Camp Nou: deixar de marcar golos. O episódio foi revelado pela biografia do avançado polaco, publicada pelo autor Sebastian Staszewski, que tanto tem dado que falar nos últimos dias, e à qual o jornal catalão SPORT teve acesso. 

 

A razão deste inusitado pedido por parte dos responsáveis do Barça tinha apenas uma motivação. Evitar o pagamento de um bónus ao Bayern Munique que estava pendente dos golos marcados por Lewandowski na primeira época ao serviço do clube blaugrana. 

"'Robert, queremos que deixes de marcares golos nos últimos jogos'. O jogador olhou-os com desconfiança. Apesar do título de campeão já estar decidido, tal como o prémio de melhor marcador, em mais de uma década a jogar ao mais alto nível nunca ninguém lhe havia pedido para deixar de marcar golos em toda a sua carreira", cita o SPORT a partir da obra de Staszewski. 

Este momento ocorreu já depois da equipa então orientada por Xavi Hernández ter assegurado a conquista do título de campeão espanhol, no qual Lewandowski foi figura de especial importância. Depois de uma sessão de treino, o então presidente Joan Laporta e outros dirigentes do Barcelona reuniram-se com Lewandowski para lhe fazerem o pedido acima referido. 

Em causa, revela o mesmo livro, estava um valor de 2,5 milhões de euros que o Barcelona teria de pagar ao Bayern Munique caso Lewandowski chegasse à marca dos 25 golos no campeonato espanhol daquela temporada. No entanto, tal não aconteceu, com o goleador polaco a ficar-se pelos 23 remates certeiros, ficando em 'branco' nas últimas duas jornadas, apesar de ter alinhado a titular e durante os 90 minutos.

Ainda que tenha falhado, intencionalmente ou não, a barreira dos 25 golos, a verdade é que Lewandowski não deixaria de ser o maior artilheiro do campeonato em 2022/23, conseguindo ainda marcar mais 10 golos distribuídos pelas restantes competições nas quais o Barcelona estava inserido. 

O Bayern Munique acabaria por não receber esta 'fatia extra' de 2,5 milhões de euros, depois de ter aceitado vender o goleador polaco por 45 milhões no verão anterior. 

Melhor registo na época passada

Robert Lewandowski chegou a Espanha no verão de 2022, depois de oito épocas ao serviço do Bayern Munique. O internacional polaco tem sido sempre bastante eficaz com a camisola dos blaugranas, mas o melhor registo aconteceu na temporada passada, na qual apontou 42 golos em 52 jogos. 

No entanto, os recordes obtidos em Munique parecem continuar longe. Em 2019/20 chegou aos 55 golos em 47 jogos, ao passo que em 2021/22 marcou 50 golos em 46 jogos. 

Refira-se, ainda, que o jogador de 37 anos encontra-se a cumprir o último ano de contrato com o Barcelona e pode começar a negociar livremente com outro clube a partir de janeiro, caso não renove com os culé até lá. Em 202726, contabiliza sete golos em 12 jogos. 

Leia Também: Desvendados os 4 alvos do Barcelona para fazer esquecer Lewandowski

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2891324/episodio-surreal-barcelona-pediu-a-lewandowski-para-nao-marcar-golos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes