Endividamento da economia acelera: Já vai nos 866,4 mil milhões
- 21/11/2025
O Banco de Portugal (BdP) revelou, esta sexta-feira, que em setembro de 2025 o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 9,4 mil milhões de euros, para 866,4 mil milhões de euros.
"Deste total, 478,0 mil milhões de euros respeitavam ao setor privado (empresas privadas e particulares) e 388,4 mil milhões de euros ao setor público (administrações públicas e empresas públicas)", pode ler-se no comunicado divulgado.
Ora, o endividamento do setor público subiu 6,7 mil milhões de euros.
"Este acréscimo ocorreu, sobretudo, perante o exterior (+6,0 mil milhões de euros), refletindo essencialmente o investimento de não residentes em títulos de dívida pública portuguesa. Verificou-se também um crescimento do endividamento do setor público perante as administrações públicas (+0,6 mil milhões de euros) e os particulares (+0,3 mil milhões de euros). Em sentido inverso, o endividamento do setor público reduziu-se perante o setor financeiro (-0,3 mil milhões de euros), principalmente pelo desinvestimento em títulos de dívida de curto prazo", pode ler-se.
Por outro lado, o endividamento do setor privado aumentou 2,6 mil milhões de euros.
"O endividamento dos particulares subiu 1,3 mil milhões de euros, essencialmente perante os bancos, por via do crédito à habitação (+1,0 mil milhões de euros). Por sua vez, o endividamento das empresas privadas aumentou 1,4 mil milhões de euros, refletindo, principalmente, o incremento do financiamento obtido junto do setor financeiro (+0,8 mil milhões de euros) e do exterior (+0,6 mil milhões de euros)", explica o BdP.
Taxas de variação anual
Em setembro de 2025, o endividamento das empresas privadas cresceu 2,5% relativamente ao mesmo mês de 2024. Em agosto, tinha registado um crescimento idêntico.
O endividamento dos particulares subiu 7,8% em relação ao período homólogo, o que constitui um novo máximo desde o início da série (dezembro de 2008).
[Notícia em atualização]















