Eleições antecipadas marcadas para 28 de dezembro no Kosovo
- 20/11/2025
O dia 28 de dezembro é "a única data possível" para organizar estas eleições, declarou Osmani à imprensa, após uma reunião com os líderes dos partidos políticos.
As anteriores eleições parlamentares realizaram-se em 09 de fevereiro.
Na quarta-feira, o partido Vetevendosje (Autodeterminação) do atual primeiro-ministro, Albin Kurti, obteve o apoio de apenas 56 dos 120 deputados, cinco a menos do que o necessário para poder formar o executivo.
A Constituição do Kosovo só permite duas votações para a formação do Governo.
Após meses de crise política no Kosovo, o partido social-democrata de Kurti candidatou o primeiro-ministro ao cargo na primeira votação, mas, perante a recusa, propôs Glauk Konjufca.
A Presidente encarregou Konjufca de formar governo no dia 04 de novembro, após o executivo formado por Kurti ter recebido os mesmos 56 votos na primeira votação, realizada em 26 de outubro.
O partido de Kurti, que governa o Kosovo há mais de cinco anos, não obteve então uma maioria absoluta para permanecer no poder, desencadeando-se um cenário de instabilidade política.
O Vetevendosje conseguiu então 42,30% dos votos, seguido pelo Partido Democrático do Kosovo (PDK), com 20,95%.
Desde as eleições de fevereiro, o Kosovo tem estado num impasse político total e as eleições antecipadas marcadas para o final do próximo mês poderão quebrar o impasse, desde que seja encontrada uma maioria clara.
A convocação de eleições antecipadas ocorrerá no meio de um cenário económico difícil no Kosovo, com o Orçamento de 2026 pendente de uma aprovação quase impossível, segundo a agência de notícias espanhola Europa Press.
Leia Também: Kosovo terá eleições antecipadas após não conseguir formar governo















