Dinheiro transferido para privados deve ser investido no SNS, diz Pestana

  • 09/01/2026

Ao assinalar que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) possui um orçamento de 17 mil milhões de euros por ano, o candidato vincou ser imperativo que metade desse montante deixe de ir "para os grupos privados da saúde" e para o lucro dos mesmos.

 

"O SNS não pode continuar a ter metade do orçamento da saúde para grupos privados da saúde, alimentando-se do lucro. Esse dinheiro deve ser investido para valorizar as carreiras de todos que trabalham" no setor público e para reforçar os meios de socorro, preconizou o sindicalista, em declarações junto à Unidade Local de Saúde de Coimbra.

Através do reforço do investimento no SNS seria possível melhorar as carreiras dos profissionais e ter, por exemplo, melhores ambulâncias, sem ter de esperar dois anos por elas, realçou André Pestana, numa referência ao anúncio de quinta-feira do primeiro-ministro de que o Governo PSD/CDS-PP tinha aprovado a aquisição de novas 275 viaturas para o INEM.

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, disse hoje que Luís Montenegro "esqueceu-se de dizer, ou omitiu, que esse concurso foi uma decisão de uma resolução do Conselho de Ministros de 2023", aprovada pelo Governo socialista.

André Pestana foi também questionado sobre se considerava oportuno o Conselho de Estado ter decorrido hoje, poucos dias antes das presidenciais agendadas para 18 deste mês, ao que respondeu que, "acima de tudo, não é isso que preocupa os portugueses".

"O que preocupa os portugueses é assistir, infelizmente, que tivemos agora três pessoas que morreram por não ter assistência", devido a alegados atrasos na chegada dos meios do INEM, salientou.

"Em 2008, rapidamente o Governo arranjou milhares de milhões de euros para ajudar os banqueiros. Em 2024, rapidamente arranjaram milhares de milhões de euros para alimentar a indústria do armamento. Mas depois, para problemas muito concretos das populações, como a saúde, a escola pública ou os problemas da justiça, o que acontece? Nós temos sempre uma grande lentidão e depois mortes atrás de mortes ou as populações a serem prejudicadas", declarou.

Concorrem às eleições presidenciais 11 candidatos, um número recorde, e a campanha eleitoral decorre até 16 de janeiro.

Os candidatos são Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Esta é a 11.ª eleição, em democracia, desde 1976, para o Presidente da República.

Leia Também: Mortes por demora no socorro devem aos "últimos governos", diz Pestana

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2916772/dinheiro-transferido-para-privados-deve-ser-investido-no-sns-diz-pestana#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes