Dacia Jogger e Sandero Stepway 'de cara lavada'. Saiba o que muda
- 06/10/2025
O Dacia Jogger foi, no ano passado, o automóvel mais vendido na Europa no segmento C (SUV excluídos). Agora, recebe atualizações, assim como o Sandero Stepway.
Novo motor híbrido
Apesar de a cosmética ser uma parte relevante da atualização, existiram mais alterações a ambos os modelos. Incluindo novas motorizações híbridas.
O hybrid 155 expande-se ao Jogger, sucedendo ao hybrid 140. Já no próximo ano, será também colocado no Sandero Stepway, que assim será eletrificado pela primeira vez.
Esta motorização consiste num motor a gasolina de quatro cilindros e 1,8 litros, capaz de debitar 109 cv de potência, e em dois motores elétricos. Um deles tem potência de 50 cv e outro é um motor de arranque/gerador de alta tensão. A bateria é de 1,4 kWh. Quanto à caixa de velocidades, é elétrica e automática - quatro velocidades são para motor de combustão e duas para o elétrico.
Ao todo, a potência do conjunto é de 155 cv, enquanto o binário atinge os 170 Nm. Apesar do desempenho superior, foi também conseguida uma redução de dez por cento nas emissões poluentes e no consumo de combustível face ao hybrid 140do Jogger. O modo totalmente elétrico é sempre usado no arranque e pode estar ativo durante até 80 por cento do tempo de condução em cidade.
Outra motorização nova é o Eco-G 120 - a potência sobe de 100 para 120 cv, quer no Jogger, quer no Sandero Stepway. É polivalente, ao aceitar gasolina e GPL. O propulsor é tricilíndrico 1,2 litros turbo, estando associado a uma transmissão automática de dupla embraiagem e seis velocidades como alternativa à manual de seis velocidades.
O depósito do GPL tinha anteriormente 40 litros de capacidade. Agora, tem 48,8 litros para o Jogger e 49,6 litros para o Sandero Stepway - aumentando a autonomia em 20 por cento para um total de 1.480 km.
Design exterior com nova assinatura luminosa
A parte frontal dos Dacia Jogger e Sandero Stepway contam com a nova assinatura luminosa LED, em que há um 'T' invertido sobre os faróis novos. Integra-se numa nova grelha que, por sua vez, está encaixada com um novo para-choques.
Atrás, os dois modelos da marca romena do Grupo Renault têm um novo design das luzes LED em formato de 'pixel'. No caso do Jogger, as luzes assumem-se como uma extensão da janela da porta traseira, enquanto o Sandero Stepway tem uma nova faixa preta mate com padrão às riscas.
Comum a ambos são as novas proteções em Starkle nos arcos das rodas, na parte inferior da carroçaria e nas molduras dos faróis de nevoeiro. Têm 20 por cento de plástico reciclado na sua composição, sendo um material sem pintura e sem tratamento, que é menos vulnerável a riscos.
Os automóveis podem surgir com novas jantes ou novas jantes de liga leve em função do nível de equipamento e, a partir de Expression, há uma antena em forma de barbatana de tubarão. O Jogger tem uma nova cor Sandstone, ao passo que o Sandero Stepway surge num novo tom metálico Amarelo Âmbar.
Interior renovado
Também por dentro há novidades no Dacia Jogger e no Sandero Stepway, que passam a contar com novos tecidos mais resistentes nos bancos, painel de instrumentos e portas. O painel de instrumentos e as portas frontais têm um tecido azul no nível Expression e ganga azul na variante Journey.
Em Essential e Expression, os bancos surgem num novo tecido preto para o Jogger, enquanto no Sandero Stepway a cor é azul clara. Em Journey, os estofos novos são em denim azul, ao passo que em Extreme são propostos os estofos TEP microcloud laváveis em verde e preto. Os tapetes, neste caso, são de borracha.
As motorizações híbridas automáticas 155 e Eco-G 120 surgem com uma nova alavanca E-Shifter e patilhas no volante (Eco-G 120 de caixa automática). Em termos de conectividade, há um novo sistema multimédia com ecrã central de dez polegadas e navegação conectada. O painel de instrumentos é de sete polegadas e tem novo interface. Ambos os Dacia têm carregador de indução para telemóveis na consola central (que só é de série nas variantes Extreme e Journey do Jogger e opcional no Sandero Stepway Extreme e Journey).
O Media Control é o sistema multimédia de série na versão Essential, com comandos no volante, quatro altifalantes, ligação Bluetooth, porta USB-C e suporte para telemóvel no painel de instrumentos. Já o Media Display é o sistema multimédia de série nos restantes níveis (Expression, Extreme e Journey) e está disponível como opção em, Essential. Inclui ligação sem fios a Apple CarPlay e Android Auto e um novo ecrã tátil central de dez polegadas.
O Dacia Jogger Journey tem o sistema de navegação Media Nav Live como parte do equipamento de série (sendo opcional no Sandero Stepway para os níveis de equipamento Expression e Extreme). Tem navegação conectada com informações em tempo real acerca do trânsito. A atualização dos mapas estende-se por oito anos. Está, ainda, associado ao sistema de som 3D Arkamys com seis altifalantes.
O Jogger tem um ponto de fixação YouClip num dos lados da bagageira, permitindo fixar vários acessórios dedicados. Já o Sandero Stepway tem um ponto extra, no interior da porta traseira.
Ajudas à condução
Em termos de ajudas à condução, estes dois Dacia contam com travagem automática de emergência e alerta de atenção do condutor, coadunando-se com as atuais normas europeias. O botão 'My Safety' permite ao condutor aceder às configurações dos sistemas ADAS.
O Pack Driving, de série no Dacia Jogger Journey e opcional no Sandero Stepway Journey e Extreme, inclui faróis automáticos, câmara 'multiview' e espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente.
Leia Também: Dacia Logan e Sandero renovados com novos motores e não só