Dacia Jogger e Sandero Stepway 'de cara lavada'. Saiba o que muda

  • 06/10/2025

O Dacia Jogger foi, no ano passado, o automóvel mais vendido na Europa no segmento C (SUV excluídos). Agora, recebe atualizações, assim como o Sandero Stepway.

 

Novo motor híbrido

Apesar de a cosmética ser uma parte relevante da atualização, existiram mais alterações a ambos os modelos. Incluindo novas motorizações híbridas.

O hybrid 155 expande-se ao Jogger, sucedendo ao hybrid 140. Já no próximo ano, será também colocado no Sandero Stepway, que assim será eletrificado pela primeira vez.

Esta motorização consiste num motor a gasolina de quatro cilindros e 1,8 litros, capaz de debitar 109 cv de potência, e em dois motores elétricos. Um deles tem potência de 50 cv e outro é um motor de arranque/gerador de alta tensão. A bateria é de 1,4 kWh. Quanto à caixa de velocidades, é elétrica e automática - quatro velocidades são para motor de combustão e duas para o elétrico.

Ao todo, a potência do conjunto é de 155 cv, enquanto o binário atinge os 170 Nm. Apesar do desempenho superior, foi também conseguida uma redução de dez por cento nas emissões poluentes e no consumo de combustível face ao hybrid 140do Jogger. O modo totalmente elétrico é sempre usado no arranque e pode estar ativo durante até 80 por cento do tempo de condução em cidade.

Outra motorização nova é o Eco-G 120 - a potência sobe de 100 para 120 cv, quer no Jogger, quer no Sandero Stepway. É polivalente, ao aceitar gasolina e GPL. O propulsor é tricilíndrico 1,2 litros turbo, estando associado a uma transmissão automática de dupla embraiagem e seis velocidades como alternativa à manual de seis velocidades.

O depósito do GPL tinha anteriormente 40 litros de capacidade. Agora, tem 48,8 litros para o Jogger e 49,6 litros para o Sandero Stepway - aumentando a autonomia em 20 por cento para um total de 1.480 km.

Design exterior com nova assinatura luminosa

A parte frontal dos Dacia Jogger e Sandero Stepway contam com a nova assinatura luminosa LED, em que há um 'T' invertido sobre os faróis novos. Integra-se numa nova grelha que, por sua vez, está encaixada com um novo para-choques.

Atrás, os dois modelos da marca romena do Grupo Renault têm um novo design das luzes LED em formato de 'pixel'. No caso do Jogger, as luzes assumem-se como uma extensão da janela da porta traseira, enquanto o Sandero Stepway tem uma nova faixa preta mate com padrão às riscas.

Comum a ambos são as novas proteções em Starkle nos arcos das rodas, na parte inferior da carroçaria e nas molduras dos faróis de nevoeiro. Têm 20 por cento de plástico reciclado na sua composição, sendo um material sem pintura e sem tratamento, que é menos vulnerável a riscos.

Os automóveis podem surgir com novas jantes ou novas jantes de liga leve em função do nível de equipamento e, a partir de Expression, há uma antena em forma de barbatana de tubarão. O Jogger tem uma nova cor Sandstone, ao passo que o Sandero Stepway surge num novo tom metálico Amarelo Âmbar.

Interior renovado

Também por dentro há novidades no Dacia Jogger e no Sandero Stepway, que passam a contar com novos tecidos mais resistentes nos bancos, painel de instrumentos e portas. O painel de instrumentos e as portas frontais têm um tecido azul no nível Expression e ganga azul na variante Journey.

Em Essential e Expression, os bancos surgem num novo tecido preto para o Jogger, enquanto no Sandero Stepway a cor é azul clara. Em Journey, os estofos novos são em denim azul, ao passo que em Extreme são propostos os estofos TEP microcloud laváveis em verde e preto. Os tapetes, neste caso, são de borracha.

As motorizações híbridas automáticas 155 e Eco-G 120 surgem com uma nova alavanca E-Shifter e patilhas no volante (Eco-G 120 de caixa automática). Em termos de conectividade, há um novo sistema multimédia com ecrã central de dez polegadas e navegação conectada. O painel de instrumentos é de sete polegadas e tem novo interface. Ambos os Dacia têm carregador de indução para telemóveis na consola central (que só é de série nas variantes Extreme e Journey do Jogger e opcional no Sandero Stepway Extreme e Journey).

O Media Control é o sistema multimédia de série na versão Essential, com comandos no volante, quatro altifalantes, ligação Bluetooth, porta USB-C e suporte para telemóvel no painel de instrumentos. Já o Media Display é o sistema multimédia de série nos restantes níveis (Expression, Extreme e Journey) e está disponível como opção em, Essential. Inclui ligação sem fios a Apple CarPlay e Android Auto e um novo ecrã tátil central de dez polegadas.

O Dacia Jogger Journey tem o sistema de navegação Media Nav Live como parte do equipamento de série (sendo opcional no Sandero Stepway para os níveis de equipamento Expression e Extreme). Tem navegação conectada com informações em tempo real acerca do trânsito. A atualização dos mapas estende-se por oito anos. Está, ainda, associado ao sistema de som 3D Arkamys com seis altifalantes.

O Jogger tem um ponto de fixação YouClip num dos lados da bagageira, permitindo fixar vários acessórios dedicados. Já o Sandero Stepway tem um ponto extra, no interior da porta traseira.

Ajudas à condução

Em termos de ajudas à condução, estes dois Dacia contam com travagem automática de emergência e alerta de atenção do condutor, coadunando-se com as atuais normas europeias. O botão 'My Safety' permite ao condutor aceder às configurações dos sistemas ADAS.

O Pack Driving, de série no Dacia Jogger Journey e opcional no Sandero Stepway Journey e Extreme, inclui faróis automáticos, câmara 'multiview' e espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente.

Leia Também: Dacia Logan e Sandero renovados com novos motores e não só

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2865678/dacia-jogger-e-sandero-stepway-de-cara-lavada-saiba-o-que-muda#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes