Crédito Agrícola não encerrará agência de Parada em Bragança

  • 09/01/2026

"Aquilo que nos transmitiu e garantiu a administração da Caixa de Crédito Agrícola foi que o balcão de Parada não é para encerrar, é para racionalização dos serviços em termos gerais na Caixa Agrícola de Bragança (...) devido aos escassos movimentos bancários que tem Parada e esses movimentos podiam ser efetuados por uma funcionária dois dias por semana", revelou à Lusa o presidente da União das Freguesias de Parada e Faílde, Herve Gonçalo.

 

O autarca esteve hoje reunido com a administração do banco, juntamente com outros presidentes de junta do concelho de Bragança e empresários que estão contra o encerramento parcial da agência.

No final de 2025, Herve Gonçalo disse ter sido informado que o balcão de Parada deixaria de estar aberto de segunda a sexta-feira e passaria, a partir de janeiro, a funcionar apenas às terças e quintas-feiras, durante o dia todo, com interrupção para almoço.

Descontentes com a situação, as juntas de freguesia impulsionaram um abaixo-assinado, que contém "várias centenas" de assinaturas, apresentado hoje à administração do banco.

Ainda assim, não foi suficiente para reverter a situação. "Deram-nos o exemplo de que têm cerca 25 movimentos diários e isso é reduzido", adiantou o autarca, explicando que estes números, segundo a Caixa de Crédito Agrícola, já são suficientes para encerrar o balcão, mas não o fizeram por uma questão de "proximidade" que o serviço presta.

Além dos reduzidos movimentos, o banco alegou ainda que muitas das operações já podem ser feitas 'online'. Porém, grande parte dos habitantes das aldeias que se servem do balcão é idosa, que tem dificuldades até para usar o multibanco.

"Quando estamos a falar de uma população envelhecida, com baixas habilitações literárias e iliteracia informática é muito difícil conseguirmos fazer tudo e por questões simples vão ao banco", explicou Herve Gonçalo.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Caixa de Crédito Agrícola esclareceu que, "atendendo ao necessário plano de reorganização das agências da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro, tendo sempre como prioridade a manutenção do serviço bancário à população, verificou-se a necessidade de ajustar o horário de atendimento presencial da agência da Caixa de Crédito Agrícola localizada na aldeia de Parada".

Acrescentou que "a medida agora implementada será objeto de monitorização contínua, permitindo uma avaliação rigorosa e permanente dos seus impactos e a identificação de eventuais constrangimentos, com a adoção das soluções que se revelem necessárias para salvaguardar, em qualquer circunstância, os interesses dos associados e clientes e da comunidade, em geral, de modo a garantir a coesão e o desenvolvimento do território".

"O Grupo detém actualmente 616 agências de Crédito Agrícola Mútuo, de norte a sul do país, 67 Caixas e 764 ATM isoladas onde não existe oferta de outras instituições bancárias", disse.

[Notícia atualizada às 19h32]

Leia Também: Quer reduzir a prestação do empréstimo da casa? Siga estas 10 dicas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2916626/credito-agricola-nao-encerrara-agencia-de-parada-em-braganca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes