Com o frio (e neve) a chegar, saiba como proteger as escovas do seu carro
- 21/11/2025
Com a chegada dos meses mais críticos do inverno, as temperaturas vão começar a descer um pouco por todo o país. Isto leva a que os condutores tenham de ter algumas precauções para manter os seus carros em condições para 'combater' o frio e a neve que possam surgir.
Uma das zonas mais afetadas por estes fenómenos meteorológicos nos automóveis acabam por ser os para-brisas, que tendem a ficar desprotegidos quando surgir os primeiros nevões mais acentuados, mas será que há uma 'fórmula mágica' para a proteger? Vamos descobrir.
Várias dicas poderão estar em causa sobre este tema, mas a que mais vezes é recomendada é levantar as escovas utilizadas para limpar o para-brisas, de forma a que estas não fiquem coladas com o gelo que surge pela noite dentro, quando as temperaturas descem abaixo de zero.
E, segundo o El Motor, poderá mesmo salvar as suas escovas, mas não só. Ao contrário do que muitos automobilistas possam pensar, há uma razão extra para levantar as suas escovas em caso de neve ou gelo na sua região. Isto porque, caso estas congelem durante a noite e um condutor ligue o motor do seu carro com as escovas coladas ao para-brisas, este poderá ficar com danos irreversíveis.
Esta prática também faz com que seja mais fácil de limpar as escovas, assim como o próprio para-brisas caso esteja coberto de neve ou de gelo que se formou durante uma noite bem gelada.
No entanto, não é a única forma de proteger o seu carro durante estas alturas mais frias, com algumas autoridades europeias a aconselharem a que os proprietários de automóveis coloquem um pedaço de cartão a cobrir o vidro, ou até mesmo um cobertor, para que esta zona tão vital na condução não congele durante alturas mais críticas.
Levantar as escovas do para-brisas funciona, exceto se...
Esta medida de levantar as escovas dos para-brisas tem muitas vantagens para o bem-estar do seu carro, mas há alturas em que há quem defenda que não se deve fazer.
Vários especialistas referem que, em caso de tempestades de neve ou apenas de ventos fortes, não se deverá recorrer a esta dica, uma vez que poderá mesmo deformar as escovas e fazer com que estas façam pressão sobre o vidro do para-brisas, podendo levar a que este estale ou acabe mesmo por se partir.
Leia Também: Agasalhe-se! Fim de semana vai ser frio e com chuva (e talvez neve)















