Chegam hoje a Espanha mais 28 ativistas detidos por Israel

  • 06/10/2025

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol confirmou que chegam esta segunda-feira a Espanha mais 28 dos ativistas que estavam na Flotilha Humanitária intercetada na semana passada pelas forças de Israel. 

 

O ministro José Manuel Albares anunciou, esta manhã, que os 28 espanhóis que ainda estão retidos em Israel regressarão hoje a casa, depois de um primeiro grupo, com 21 cidadãos, ter chegado ontem a Espanha.

O anúncio foi feito em entrevista à Rádio Catalunha onde o chefe da diplomacia espanhola afirmou que "se não houver mudanças de última hora" os ativistas chegarão esta segunda-feira ao seu destino.

Entre sábado e domingo, foram deportados cerca de 170 ativistas que integravam a Flotilha Global Sumud, a maioria para Istambul, mas também em voos para Itália e Espanha.

No voo para Espanha, que aterrou hoje à noite em Madrid, seguiam 21 espanhóis, além de quatro ativistas dos Países Baixos e os quatros ativistas portugueses, que entretanto já chegaram a Portugal.

Na chegada a Madrid, os 29 elementos da flotilha apareceram de camisas brancas e de punho erguido, fazendo com gestos o símbolo da vitória, tendo os espanhóis sido recebidos no terminal por familiares e amigos que os esperavam.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol admitiu ter pagado os bilhetes de avião dos 21 espanhóis para "agilizar a sua saída" de Israel.

O Governo israelita tem condenado repetidamente iniciativas como a da flotilha, acusando os ativistas de serem apoiados pelo movimento islamita palestiniano Hamas.

O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, de extrema-direita, visitou os ativistas no porto de Ashdod, chamou-lhes "terroristas" e "apoiantes do terrorismo", instando o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, a mantê-los "durante alguns meses" presos, em vez de proceder à sua deportação.

A guerra declarada por Israel a 07 de outubro de 2023 em Gaza para "erradicar" o movimento islamita palestiniano Hamas -- horas após um ataque a território israelita com cerca de 1.200 mortos e 251 reféns - fez, até agora, mais de 66.000 mortos e pelo menos 170.000 feridos, na maioria civis, segundo números atualizados das autoridades locais, que a ONU considera fidedignos.

Leia Também: Israel já deportou 170 ativistas da flotilha e prepara nova expulsão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2865423/chegam-hoje-a-espanha-mais-28-ativistas-detidos-por-israel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes