Chanceler alemão admitiu que a Rússia controlou drones sobre a Alemanha
- 06/10/2025
Os incidentes com drones levaram ao encerramento temporário do aeroporto de Munique, tal como aconteceu na Dinamarca, Polónia e Roménia em setembro.
Merz, em entrevista à emissora alemã ARD, disse que a Alemanha suspeita que a Rússia "está por trás" da maioria dos sobrevoos com drones acrescentando que a "ameaça vem "daqueles que querem testar" a Alemanha.
O chanceler alemão disse ainda que os incidentes representaram "uma séria ameaça à segurança", sublinhando que as ações com drones tiveram como objetivo perturbar a população.
A polícia alemã confirmou no sábado a detenção de um indivíduo suspeito de pilotar um drone perto do aeroporto de Frankfurt.
Entretanto, o Ministro do Interior alemão (correspondente ao Ministério da Administração Interna), Alexander Dobrindt, instou as Forças Armadas a participar no "combate" aos drones e planeia apresentar em breve um projeto de lei sobre segurança.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu na semana passada a construção de um "escudo anti drone" para proteger todo o continente europeu dos ataques de drones e aviões militares russos.
Moscovo negou qualquer envolvimento nos incidentes ocorridos nas últimas semanas.
Leia Também: Ministro da Defesa pede calma após alerta de sobrevoos de drones na Alemanha