Centenas protestam contra ex-primeiro-ministro de Israel em Espanha

  • 04/10/2025

A Coordenação Galega, responsável pela organização do protesto, aponta para a presença de 1.000 manifestantes, mas os números oficiais da polícia referem 800 pessoas.

 

O protesto começou pelas 10:30 (hora local, menos uma em Lisboa) na Rua Gran Castelao e terminou junto ao Gran Hotel, onde foi lido um manifesto.

Os manifestantes, que alegam que Olmert não é um homem de paz, nem um moderado, gritaram palavras de ordem como: "Israel assassina, a Europa patrocina" ou "Não é uma guerra, é um genocídio".

A sétima edição do Fórum de La Toja abordou temas como a defesa dos direitos humanos, a economia social, o comércio livre, a democracia e a defesa do multilateralismo.

O ex-primeiro ministro de Israel Ehud Olmert disse hoje que a paz no Médio Oriente "está mais próxima do que muitos pensam" e defendeu que a criação de dois Estados é a única "solução política" para o conflito, numa intervenção no Fórum La Toja -- Vínculo Atlântico, que hoje termina na ilha de La Toja, na Galiza, Espanha.

"Haverá um Estado palestiniano nos territórios que muitos israelitas acreditam que lhes pertencem. Se quisermos superar o ódio, as inseguranças, temos de estar preparados para abdicar de algo que foi nosso. Porque há uma causa superior: a paz. É algo superior ao vínculo emocional com uma parte do território", sustentou o ex-primeiro-ministro de Israel (2006 e 2009).

Olmert falava numa conversa com Samer Sinijlaw, ativista político palestiniano, subordinada ao tema Gaza: a paz é possível?.

O ativista defendeu que "não há outra opção que não seja a paz", mas para isso "tem de haver uma mudança".

O diálogo decorreu sem grandes referências ao plano de paz proposto por Trump, depois de o movimento islamita palestiniano Hamas ter dito hoje que aceita alguns elementos do plano de paz do Presidente norte-americano e de Israel ter anunciado que se prepara para implementar o plano "de forma imediata", embora o exército israelita continue a ofensiva na cidade de Gaza.

Leia Também: Paz no Médio Oriente? "Está mais próxima do que muitos pensam"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2864712/centenas-protestam-contra-ex-primeiro-ministro-de-israel-em-espanha#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes