Casa da Arquitetura celebra 8.º aniversário com atividades grátis
- 20/11/2025
A festa da Casa da Arquitetura - Centro Português de Arquitetura vai ter no sábado a inauguração da exposição "Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes" e com o lançamento do livro homónimo, contando com a intervenção do próprio arquiteto português Manuel Correia Fernandes, anunciou a Casa da Arquitetura, em comunicado de imprensa.
Também no sábado realiza-se a cerimónia oficial do 8.º aniversário da Casa da Arquitectura, com a atribuição do título de associado honorário 2025 a Manuel Correia Fernandes, que foi também professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto até 2009.
A partir de sexta-feira, podem ser realizadas visitas guiadas às exposições "Kengo Kuma: Onomatopeia", orientada por Miguel Rebelo, e "Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes". Esta última exposição, criada pelos curadores Carlos Machado e Moura e Vítor Alves, vai ficar patente ao público até 26 de abril de 2026.
Em paralelo, os visitantes podem também participar em atividades, como a "Cerimónia do Chá", por Tomoko Higuchi, performances da Companhia Instável, um espetáculo de percussão japonesa.
A festa de aniversário que termina no domingo inclui também oficinas de valorização de objetos e tradições marítimas, 'workshops' para famílias, crianças, estudantes e profissionais, instalações imersivas, performances de poesia e música, recital de piano e uma apresentação do ArquiCoro, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
Estão também previstas atividades contínuas como "mochilas de exploração arquitetónica" e a "Sala de Experiências de Desenho".
A Casa da Arquitetura (CA) foi criada em 2007 para a divulgação e afirmação da arquitetura a nível nacional e internacional. Em 2017, passou a ser Centro Português de Arquitectura e ocupou as atuais instalações no Quarteirão da Real Vinícola de Matosinhos.
A missão desta instituição cultural foca-se no tratamento e arquivo e divulgação de diversos instrumentos, acervos e espólios de arquitetura doados, depositados ou entregues ao seu cuidado.
Leia Também: Filipe Magalhães é o novo curador do Centro de Arquitetura do MAC/CCB















