Cabo Verde aprova estudos para expansão e modernização do Porto da Praia

  • 08/01/2026

Os estudos deverão "avaliar os impactos económicos, financeiros, sociais e ambientais das diferentes opções em análise, garantindo o alinhamento das soluções propostas com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) II e com a estratégia nacional de transformação de Cabo Verde numa plataforma de serviços no Atlântico Médio", refere o Boletim Oficial de quarta-feira.

 

Os trabalhos deverão ainda avaliar a capacidade atual e futura do Porto da Praia face à evolução do tráfego de carga geral, contentores e outras tipologias de mercadorias, analisar cenários de expansão física e de modernização das infraestruturas e equipamentos portuários.

Além disso, vai ainda identificar soluções que reforcem o posicionamento do porto como plataforma regional de transbordo de contentores, apoio à reparação naval e descarga e processamento de pescado.

Na resolução, o Governo considera que Cabo Verde, pela sua posição geográfica no cruzamento das principais rotas marítimas do Oceano Atlântico, reúne condições estratégicas para se afirmar como plataforma logística e de serviços no Atlântico Médio, com um papel relevante nas dinâmicas regionais e internacionais do transporte marítimo e da economia do mar.

Neste contexto, o executivo afirma ter definido como prioridade estratégica a consolidação do país como um `hub´ marítimo e portuário, através do desenvolvimento de infraestruturas e serviços ligados ao transbordo de contentores, à reparação naval e à descarga e processamento de pescado, sectores com potencial de geração de valor acrescentado, emprego qualificado e atração de investimento.

O Governo considera, por isso, "imperativa" a realização de estudos técnicos especializados que permitam avaliar, de forma integrada, as opções de expansão e modernização do Porto da Praia, na capital do país.

Os estudos serão realizados pela empresa gestora dos portos de Cabo Verde (Enapor), que poderá recorrer a consultores e entidades especializadas nacionais ou internacionais, nos termos da legislação em vigor.

A sua realização deverá assegurar a articulação com os departamentos governamentais competentes, nomeadamente os ministérios das Finanças, do Mar e das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação, bem como com a autoridade marítima e portuária, o sector empresarial, os parceiros de desenvolvimento e outras entidades públicas ou privadas relevantes.

Leia Também: Cabo Verde desenvolve sistema de alertas meteorológicos e de outros riscos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2915821/cabo-verde-aprova-estudos-para-expansao-e-modernizacao-do-porto-da-praia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes