'Bomba' na NBA. Lebron James pronto para comunicar a "decisão"
- 06/10/2025
Lebron James 'abalou' as redes sociais e o mundo do basquetebol, com um simples comunicado na sua página oficial.
"A decisão de todas as decisões", pode ler-se na publicação feita pelo basquetebolista norte-americano, de 40 anos.
Rapidamente, surgiram rumores que esta poderá ser a última temporada de Lebron James com os Los Angeles Lakers, mas também a nível profissional.
A "decisão" será comunicada nesta terça-feira, às 17 horas de Portugal Continental, meio-dia na costa Este dos Estados Unidos da América.
The decision of all decisions. October 7th. 12pm EST. 🫡 #TheSecondDecision pic.twitter.com/1uop8sIU25
— LeBron James (@KingJames) October 6, 2025
A entrar na 23.ª temporada na NBA, LeBron James está no último ano de contrato com os Los Angeles Lakers e quando chegar a junho de 2026 já vai ter 41 anos.
Palmarés invejável
Ao longo da carreira, Lebron James alcançou quatro títulos, por três franquias diferentes (Miami Heat, Cleveland Cavaliers e Los Angeles Lakers), uma Taça NBA (Los Angeles Lakers]. Sagrou-se ainda tricampeão olímpico pelo seu país, sendo que a última foi no verão passado, em Paris, França.
A nível individual, foi 21 vezes All-Star, 13 vezes escolhido como First Team All-NBA e é o melhor marcador da história da competição com... 42,184 pontos.
Entrou para a história da NBA no dia 22 de outubro de 2024 quando partilhou o court com Bronny James. Foi a primeira vez que pai e filho jogaram juntos no mais alto patamar da modalidade.
Atualmente, o ala é a principal ausência no arranque do estágio de pré-temporada dos Los Angeles Lakers. Em causa, está "uma ligeira irritação nos nervos dos glúteos", que o impediu de treinar com os restantes companheiros de equipa, em Palm Desert, no estado norte-americano da Califórnia.
Na época passada, o digno sucessor de Michael Jordan alcançou uma média de 24,4 pontos, 8,2 assistências e 7,8 ressaltos por jogo, mas a verdade é que se viu obrigado a 'lutar' com uma série de lesões, levantando questões quanto à decisão de continuar a adiar o final da carreira.
O primeiro jogo de preparação dos Los Angeles Lakers aconteceu esta madrugada, frente aos Golden State Warriors, liderados por Stephen Curry.
Depois deste jogo, a equipa da Califórnia vai ainda enfrentar os Dallas Mavericks (a 16 de outubro) e Sacramento Kings (a 18 de outubro), onde a prioridade passará por 'limar arestas' tendo em vista o arranque dos jogos 'a doer', frente aos Golden State Warriors, a 22 de outubro.
Ao lado do esloveno Luka Doncic, Lebron James tem o objetivo de conquistar mais um título de campeão norte-americano de basquetebol, que lhe escapa já desde 2020, na altura da pandemia Covid-19. Na altura, foi o próprio LeBron James a conduzir uma caminhada que só terminou na vitória sobre os Miami Heat, na final, por 4-2.
Em 2020/21, a caminhada terminou nos oitavos de final dos playoffs, ao passo que, em 2021/22, não passou, sequer, da fase regular. Os LA Lakers voltaram à carga, em 2022/23, quando foram eliminados pelos campeões, os Denver Nuggets, nas meias finais, curiosamente, os mesmos 'carrascos' de 2023/24, nos 'oitavos', a mesma fase à qual chegariam, em 2024/25.
Leia Também: Sporting não fica atrás de FC Porto e Benfica e vence na estreia