Besiktas 'ataca' Morita e Sporting admite negociá-lo já em janeiro
- 21/11/2025
Hidemasa Morita termina contrato com o Sporting já em junho do próximo ano de 2026 (isto é, no final da presente temporada), e, sem acordo à vista no que à renovação diz respeito, a possibilidade de vir a abandonar o Estádio José Alvalade, num futuro não muito distante, vai ganhando cada vez mais forças.
Na passada quinta-feira, o jornal turco Fotomaç deu conta do alegado interesse do Besiktas na aquisição do internacional japonês, aquando da reabertura do mercado de transferências (no próximo mês de janeiro), e, já esta sexta-feira, o jornal A Bola revela que a direção liderada por Frederico Varandas não descartaria uma eventual venda.
O jogador natural de Takatsuki, em Osaka, é tido como peça-chave nos planos do treinador dos bicampeões nacionais em título, Rui Borges (que o utilizou em 14 dos 18 jogos oficiais disputados desde o arranque da presente temporada), mas a verdade é que esta será a derradeira chance de evitar perdê-lo, a 'custo zero'.
Até ao momento, a Alvalade, ainda não terá chegado qualquer proposta concreta tendo em vista a aquisição do médio. Ainda assim, os leões veriam com bons olhos a oportunidade de, pelo menos, recuperarem o investimento feito, no verão de 2022, quando o 'resgataram' do Santa Clara, a troco de uma verba na ordem dos 3,45 milhões de euros.
Morita 'torce o nariz' à Turquia
A mesma publicação acrescenta que o principal entrave a um eventual 'adeus' ao Sporting estará relacionado com o facto de Hidemasa Morita não se ter mostrado particularmente entusiasmado com a possibilidade de se mudar para a Turquia, ainda que para se juntar ao Besiktas, um clube histórico do país.
O internacional japonês gostaria de mudar-se para um campeonato de outra dimensão, com a garantia de que irá jogar com regularidade, até porque o Campeonato do Mundo de 2026 está a pouco mais de meio ano de distância, pelo que não pode correr o risco de vir a ser afastado das opções de Hajime Moriyasu.
O médio não considera, de resto, que seria particularmente benéfico 'mudar de ares' a meio da temporada, pelo que privilegiaria a continuidade em Alvalade. Ainda assim, a situação contratual por que passa pode mesmo vir a deixá-lo sem alternativa a não ser partir para outras paragens.
Do Ryutsu Keizai ao Sporting
Hidemasa Morita deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do Ryutsu Keizai University Football Club, de onde seguiu, para o Kawasaki Frontale, em 2018, antes de, em janeiro de 2021, ter dado o 'salto' para o futebol europeu, pela 'porta' do Santa Clara, onde não tardou a afirmar-se.
Bastaram 59 jogos oficiais (ao cabo dos quais somou quatro golos e três assistências) para, ano e meio depois, o médio ter chamado a atenção do Sporting, onde tem vivido aqueles que têm sido os melhores momentos carreira, até agora, com um registo de dez golos e 12 assistências em 130 partidas.
Pelo meio, o internacional nipónico conquistou dois títulos de campeão nacional e uma Taça de Portugal, que acrescentou aos títulos de campeão japonês, à Taça do Japão e à Supertaça do Japão que já levava no currículo.
Leia Também: A mensagem enigmática de Morita após a vitória do Sporting nos Açores















