Benfica jogou para o empate contra o FC Porto? A explicação de Mourinho

  • 06/10/2025

José Mourinho explicou, na noite de domingo, a abordagem do Benfica na visita ao FC Porto, que resultou num nulo (0-0), em jogo da 8.ª jornada da I Liga. Em conferência de imprensa, o treinador das águias salientou a importância de evitar uma desvantagem de sete pontos e recordou que os perfis das duas equipas são distintos. 

 

"Havia a pressão da diferença pontual. Era fundamental para nós tentar ganhar, mas era fundamental para nós não perder. Eles também nos respeitaram e não arriscaram nada. A partir do momento em que sentimos que havia toda esta gente fresca a entrar - o William Gomes, o Rosario, o Mora e o Deniz Gül - numa situação já de fadiga, gerimos para não perder", começou por dizer Mourinho, prosseguindo. 

"O Benfica joga para ganhar, mas joga para ganhar o campeonato. Às vezes, para se ganhar o campeonato é preciso jogar para o ponto. Não perdemos. Os jogadores tiveram um comportamento fantástico ao nível da organização, da concentração, do controlo emocional. Não levámos amarelos, não cometemos faltas. Fomos rigorosos, limpos e inteligentes. Foi um bom jogo de futebol, sem o perfume do golo. Ninguém é o culpado disso, a responsabilidade é dos dois", destacou, antes de também recordar que o Benfica vinha de uma deslocação a Londres, para a Liga dos Campeões. 

"Em quatro dias, jogámos contra o Chelsea e o FC Porto fora. Um é campeão do mundo, o outro o líder incontestado do campeonato até agora. São duas equipas com 'motor', tudo gente rápida e intensa, que dá um ritmo elevado aos jogos. Nós temos características diferentes e a mim deu-me prazer de decifrar o FC Porto. É uma boa equipa, com organização e dinâmicas. Está no topo do seu potencial e nós temos muito para melhorar", vincou Mourinho. 

O treinador do Benfica garantiu, ainda assim, que ninguém ficou feliz pelo empate no Estádio do Dragão, mas reforçou a necessidade de não perder, até porque encontrou jogadores em crise de confiança. 

"Ninguém está extra feliz, estão mais felizes com o que fizeram do que com o resultado. Aqui, nós não festejamos empates. [...] O FC Porto tem jogadores com grande capacidade de explosão e de atacar espaços. Nós não temos esse tipo de jogadores, mas controlámos o jogo de outra forma, ao não deixá-lo partir. Neste momento, ainda há gente que sofre um bocadinho de pouca confiança. Sem dizer nomes, encontrei quatro ou cinco jogadores em crise de autoestima. Uma coisa é precisar de concentração para um trabalho tático importante, outra é a inspiração para algo mais do que isso", frisou. 

"O FC Porto, mesmo não tendo a nossa pressão, não correu esse risco, trocou ala por ala, atacante por atacante. E eles podiam ir para sete pontos de vantagem. É uma vantagem mental muito grande. Mesmo para um treinador que fez o seu jogo oficial número 1200, é algo que pesa quando está a jogar e a analisar o jogo", rematou Mourinho. 

Refira-se que este empate colocou fim ao arranque 100% vitorioso do FC Porto nesta nova temporada, mas deixou tudo na mesma nos lugares cimeiros da tabela classificativa, uma vez que também o Sporting empatou diante do Sp. Braga (1-1). 

Concluída a 8.ª ronda, o FC Porto prossegue na liderança isolada, com 22 pontos, mais três do que o Sporting e mais quatro do que Benfica. 

Leia Também: Golo tirou feriado no Dragão num FC Porto-Benfica 'alérgico' no ataque

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2865374/benfica-jogou-para-o-empate-contra-o-fc-porto-a-explicacao-de-mourinho#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes