Benfica e FC Porto vão à luta por Abubacarr Sedi Kinteh
- 09/01/2026
Benfica e FC Porto estarão entre o lote de clubes europeus que estarão a acompanhar com particular atenção a evolução de Abubacarr Sedi Kinteh, jogador de apenas 19 anos de idade que tem vindo a dar nas vistas, ao serviço do Tromso, o terceiro classificado da temporada de 2025 do campeonato norueguês.
A notícia é adiantada, esta sexta-feira, pelo portal britânico Football Insider, que aponta o internacional gambiano como "um dos mais talentosos defesas-centrais na sua faixa etária", no futebol europeu, e que o coloca, também, no radar do Chelsea, assim como de diversos clubes da Bundesliga, ao ponto de assegurar que não tardará até que cheguem à formação escandinava as primeiras propostas concretas tendo em vista a sua aquisição.
Nascido no Gâmbia, Abubacarr Sedi Kinteh completou formação no Senegal. Mais concretamente, no Academy Mawade Wade, tendo dado o 'salto' para o Tromso, em fevereiro do passado ano de 2025, numa primeira fase, para prestar provas, acabando, pouco tempo depois, por 'amarrá-lo', com um contrato válido até ao final de 2029.
A estreia enquanto sénior acabaria por dar-se logo no mês seguinte, a 23 de abril, quando foi aposta a titular por parte de Jorgen Vik, no triunfo conquistado na deslocação ao Skjervoy Kunstgress, sobre o Skjervoy, dos escalões inferiores, por 0-1, que, na altura, valeu o apuramento para a terceira eliminatória da Taça da Noruega.
A aposta prolongou-se ao campeonato nacional, tendo Abubacarr Sedi Kinteh dado a época por finalizada com um total de 22 jogos oficiais 'nas pernas', com um golo e uma assistência pelo meio, assim como uma série de boas exibições, que lhe valeram a estreia ao serviço da seleção nacional do Gâmbia.
A 10 de outubro, foi lançado de início, na derrota sofrida na receção ao Gabão, por 3-4 (com quatro remates certeiros do inevitável Pierre-Emerick Aubameyang), numa altura em que o apuramento para a fase final do Campeonato do Mundo de 2026 estava já totalmente descartado, do ponto de vista matemático.
Tromso já recusou cinco milhões de euros por Abubacarr Sedi Kinteh
Para já, é desconhecido, ao certo, quanto é que Benfica e FC Porto teriam de pagar para convencer o Tromso a abrir mão de Abubacarr Sedi Kinteh. No entanto, a imprensa desportiva norueguesa deu, recentemente, conta de uma alegada oferta por parte de um clube não desvendado, na ordem dos cinco milhões de euros, que teria sido prontamente rejeitada.
Oferta essa que teria, de resto, tornado a jovem promessa numa das maiores venda da história do clube dinamarquês, colocando-o a par de El Hadji Malick Diouf, lateral-esquerdo que partiu para o Slavia Praga, em 2024, a troco de 5,5 milhões de euros, e que, no ano seguinte, foi transferido para o West Ham, por 22 milhões de euros.
Resta dizer que Abubacarr Sedi Kinteh partilha, curiosamente, balneário com um jogador português, no Alfheim Stadion. Trata-se de Ieltsin Camões, avançado com passado por Sporting, CAC, Nacional, Marítimo, União de Almeirim e Alverca, que terminou 2025 com 14 golos e sete assistências em 26 jogos.
Leia Também: Alvo do Benfica fez o que não devia e Cristiano Ronaldo reagiu assim















