Avião de combate indiano despenha-se em exibição no Dubai e piloto morre
- 21/11/2025
Um avião de caça HAL Tejas da Força Aérea da Índia despenhou-se hoje no festival aéreo bienal do Dubai e o piloto morreu.
O acidente deu-se pelas 14h10 horas (10h10, de Lisboa) e, segundo testemunhos citados pelas agências noticiosas francesa e norte-americana AFP e AP, respetivamente, a aeronave fez uma manobra a 360 graus, em baixa altitude, e caiu no solo, incendiando-se, a cerca de 1,6 quilómetros do local onde estava o público.
"Um avião de combate Tejas da Índia, que participava no 'salão' aéreo do Dubai despenhou-se, arrastando o seu piloto para a morte", escreveu o gabinete de imprensa do Dubai na rede social X (antigo Twitter).
Para já, não há notícia sobre feridos a registar em terra.
Existem relatos de fumo negro junto ao Aeroporto Internacional Al Maktoum, enquanto uma multidão de espetadores das acrobacias e exercícios admiravam o "Dubai Air Show", entretanto interrompido por sirenes e movimentos de veículos em marcha de urgência.
O Tejas é um caça supersónico de fabrico indiana, construído para substituir os soviéticos Mig-21 pela estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL), empresa com a qual o Ministério da Defesa da Índia assinou um contrato para a aquisição de 97 aviões a jato deste modelo com entrega prevista para 2027.
O Governo indiano também assinou um acordo com a HAL, em 2021, para 83 aeronaves Tejas. As entregas, previstas para o ano passado, foram adiadas devido à escassez de motores que precisam de ser importados dos Estados Unidos da América.
Leia Também: Seguiam 20 pessoas a bordo do avião turco acidentado na Geórgia















