Atlético CP-Benfica: Águia 'voa' entre baixas em busca do apuramento
- 21/11/2025
É em casa emprestada que o Atlético CP recebe, na noite desta sexta-feira, o Benfica, num encontro, no Estádio do Restelo, que marca o arranque da quarta eliminatória da Taça de Portugal. O vencedor apura-se para os oitavos de final da prova rainha do futebol português.
Depois da pausa para os compromissos das seleções, alcantarenses e encarnados estão de volta ao ativo. O Atlético CP chega a esta partida depois de enfrentar o Amora na Liga 3 - jogo da Série B terminou com um empate -, ao passo que o Benfica empatou em pleno Estádio da Luz diante do Casa Pia.
Deste período sem jogos, José Mourinho não ganhou boas notícias. O ucraniano Sudakov, o grego Pavlidis, melhor marcador das águias, e da I Liga, e o belga Dodi Lukebakio regressaram lesionados das respetivas seleções, sendo que o ex-Sevilla é mesmo baixa certa por largos meses.
Os encarnados, recordistas de títulos na competição, com 26 cetros, venceram o Atlético CP em sete dos oito confrontos anteriores na competição, a última em 1982. Se olharmos para todas as provas, o histórico de confrontos é altamente arrasador a favor das águias, uma vez que, em 66 duelos, o clube da Luz venceu 54 e permitiu a festa do emblema da Tapadinha por apenas quatro ocasiões. Os outros oito jogos deram em empate.
O jogo entre Atlético e Benfica, com vista à primeira vaga nos 'oitavos' da Taça de Portugal, está agendado para esta sexta-feira, dia 21 de novembro, pelas 20h30 (horário de Portugal Continental), no Estádio do Restelo - casa emprestada ao emblema da Tapadinha para o duelo da prova rainha portuguesa.
Treinadores em discurso direto
Pedro D'Oliveira
Equipa sem medo: "A 'Taça' ensina-nos que uma equipa de escalão inferior não é necessariamente inferior a outra e que consegue criar dificuldades. Se estivermos na máxima forca e acreditarmos no que trabalhamos, podemos competir com o Benfica."
Desafio: "Não falamos apenas de uma equipa de uma escalão superior, mas sim de uma das melhores equipas do mundo."
Estratégia: "Há coisas que não podem mudar quando entramos em campo. A identidade e a coragem não podem mudar em nenhum jogo. Acreditamos muito que se isso aparecer estamos mais perto de vencer. Pensar que vai ser tudo diferente não faz sentido. Não ganhamos há três jogos e se pensarmos que temos de mudar tudo, ficaremos mais longe do sucesso."
José Mourinho
Manu Silva vai ser convocado? Vai rodar o onze? "Manu Silva? Não. A gestão é simples. É um jogo que temos de ganhar. Queremos continuar na competição. A denominação tomba-gigantes, não sei quem a inventou mas estava num momento brilhante, é exatamente esse o significado da Taça. É muito raro haver uma eliminatória da Taça sem tomba-gigantes. Temos de respeitar. Apesar de Mafra ser um local lindíssimo, não foi lá visitar o Convento ou almoçar. Fui a Mafra ver o Atlético jogar. Foi um sinal de respeito e de querer conhecer ao máximo o nosso adversário na Taça. Há vários jogadores que foram à seleção e que não jogaram. O único que fez dois jogos completos foi o Leandro Barreiro e é ele o único que me preocupa sobre o ponto de vista da gestão e por esse motivo não vai começar o jogo. Para além disso, vou começar com a equipa que eu acho que nos pode ganhar o jogo."
Lukebakio lesionado, quem pode render o belga? "Joga outro! É tão simples quanto isso. Não há muito a dizer. O único mercado que eu conheço que está aberto amanhã é o do Livramento, em Setúbal. Bom peixe, boa carne, boa fruta, bons legumes, gente boa e gente simpática... É o único que conheço. Em Lisboa e outras cidades haverá mercados bonitos abertos. Mercado de futebol não conheço nenhum. Se estou contente com a lesão de Lukebakio? Obviamente que não estou contente com a sua lesão. Se chorei ontem com os resultados dos exames? Não chorei nada. É andar para a frente. Não joga ele, joga outro."
Adversário: "O Atlético, para gente da minha idade que começou a ir campos de futebol... Acho que ainda nem sabia sequer caminhar. O Atlético significa. Se olharmos para os anos do Atlético na primeira divisão e para a minha idade. Até me recordo de ver o meu pai jogar na Tapadinha. Para a minha geração, o Atlético é o daquele tempo e não este que viveu as últimas décadas em dificuldades. É bonito e honestamente preferia que o jogo fosse na Tapadinha, pelo significado. Mas ser em Belém, num dos estádios mais bonitos do futebol português, e muito perto de Alcântara, será uma noite bonita de futebol, espero. Obviamente não esperando dificuldades, mas esperando ganhar."
Últimos resultados
Atlético CP: V-V-E-D-E
Benfica: V-V-V-D-E
Últimos onzes
Atlético CP: Fábio Ferreira, Paulinho, Bruno Almeida, Fran González, Vicente Durand, Catarino Pascoal, Caleb, Ricardo Dias, Joãozinho, Caio Santana e Miguel Barandas.
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, António Silva, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Dodi Lukebakio, Georgiy Sudakov, Fredrik Aursnes e Vangelis Pavlidis.
Ausências
Atlético CP: Nada a registar
Benfica: Manu Silva, Bruma, Alexander Bah, Nuno Félix, Georgiy Sudakov e Dodi Lukebakio (lesão); Vangelis Pavlidis (em dúvida).
Leia Também: De Rafa a Lukebakio com um recado para o VAR. O que disse Mourinho
Leia Também: "Se estivermos na máxima forca, podemos competir com o Benfica"















