Atenção, Benfica: Schjelderup pode falhar Mundial: "Vamos investigar..."
- 20/11/2025
Lise Klaveness, presidente da Federação Norueguesa de Futebol, reagiu, na quarta-feira, à sentença aplicada a Andreas Schjelderup, que foi condenado a 14 dias de pena suspensa, após a partilha ilegal de um vídeo sexual que envolve menores de idade.
Em declarações prestadas à estação televisiva da Noruega TV2, a líder do organismo não confirmou a presença do jogador do Benfica no Campeonato do Mundo do próximo ano, que vai decorrer no Canadá, nos Estados Unidos da América e no México.
Apesar de ter dado carta branca ao selecionador Stale Solbakken para convocar Andreas Schjelderup para a fase final desta prova de seleções, Lise Klaveness confessou que a condenação judicial poderá vir a ter impacto na emissão de um visto para o jovem.
"A sentença está dentro do esperado. Tal como antes, consideramos que o Stale [Solbakken, selecionador da Noruega] tem total liberdade para convocar o Andreas para os jogos da seleção", começou por dizer Lise Klaveness.
"Vamos investigar se esta sentença terá impacto na entrada nos países anfitriões do Campeonato do Mundial", referiu ainda a dirigente norueguesa, numa clara alusão aos Canadá, Estados Unidos da América e México, países que organizam o Mundial 2026 no próximo verão e para o qual a Noruega já garantiu a qualificação direta.
O que aconteceu com Andreas Schjelderup?
O escândalo sexual em torno do jovem jogador do Benfica ditou, no decorrer da manhã de quarta-feira, uma pena de prisão suspensa de 14 dias para o avançado encarnado, julgado no Tribunal Municipal de Copenhaga, isto já depois de ter visto o Ministério Público da Dinamarca a solicitar uma pena ligeiramente maior, entre 20 a 30 dias.
O episódio tornou-se do conhecimento público apenas no passado dia 8 de novembro, aquando da segunda volta das eleições do Benfica, levando mesmo o extremo norueguês a confessar um crime por partilha ilegal de conteúdo sexual a envolver menores de idade, cometido durante a época 2023/24, quando se encontrava emprestado pelas águias aos dinamarqueses do Nordsjaelland.
"Recebi o vídeo no Snapchat como sendo uma piada de mau gosto e partilhei-o num grupo com quatro amigos, dando seguimento assim à piada de mau gosto. Assisti aos primeiros segundos, mas só percebi depois que envolvia dois jovens e se tratava de algo de natureza sexual", começou por confessar, em tribunal, em declarações citadas na TV2.
"Ao reenviar o vídeo, percebi que estava a fazer uma partilha ilegal e apaguei-o imediatamente do grupo e da minha galeria multimédia. Polícia? No início, não sabia do que se tratava...", admitiu de seguida Andreas Schjelderup.
O juiz ouviu todos os envolvidos e, após a sessão que durou cerca de 45 minutos, deliberou uma pena de prisão suspensa de 14 dias, afirmando: "Você vai levar um cartão amarelo" e esclarecendo que o internacional norueguês não poderá cometer quaisquer crimes durante um ano.
Leia Também: Atenção, Benfica: Schjelderup com pena de prisão suspensa de 14 dias
















