Associação avisa que redução do IVA na construção de habitação tem de ser rápida

  • 09/01/2026

"É um passo que pode ser histórico para o país mas, para o ser, em relação à redução do IVA, é fundamental finalizar o diploma de modo a não excluir a generalidade dos projetos atualmente em desenvolvimento, o que iria gerar resultados manifestamente contrários aos objetivos de política pública prosseguidos pelo Governo e pela Assembleia da República", salientou Manuel Maria Gonçalves, presidente executivo (CEO) da APPII, em comunicado.

 

A redução do IVA de 23% para 6% nas empreitadas de construção e reabilitação habitacional, destinadas a venda ou arrendamento, é uma medida há muito reivindicada pelos diversos agentes do setor.

Para a APPII, "é imperativo que estas decisões saiam do papel rapidamente. Só assim teremos um mercado mais competitivo, previsível e socialmente responsável, capaz de responder com escala às necessidades habitacionais do país", indica o comunicado.

A associação salienta ainda que o "sucesso" do diploma relativo à reforma do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação (RJUE), que reduz prazos, "dependerá sempre do texto final que após alterações" irá ser consagrado.

"Este pacote é um marco para o setor e para o país. Ao conjugar incentivos fiscais com uma simplificação efetiva dos procedimentos urbanísticos, criam-se condições reais para acelerar a produção de habitação, aumentar a oferta em arrendamento acessível e devolver confiança ao mercado. A APPII continuará a ser um parceiro ativo na implementação destas medidas, para que se traduzam em casas a preços compatíveis com o rendimento das famílias e num investimento sustentável nas nossas cidades", considera, por seu turno, o presidente da APPII, Hugo Santos Ferreira, no mesmo comunicado.

O parlamento aprovou hoje na generalidade as propostas de lei do pacote de habitação do Governo com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e IL, e com a abstenção do Chega.

Em causa estão duas propostas com autorizações legislativas, uma com medidas de desagravamento fiscal para incentivar o arrendamento e a construção a preços moderados, e outra com alterações ao licenciamento, urbanização e reabilitação urbana.

A APPII é uma associação privada que representa as principais empresas de promoção e investimento imobiliário, nacionais e estrangeiras, que atuam em Portugal. Cerca de 50% dos seus 200 associados são empresas estrangeiras.

Leia Também: Pacote de habitação aprovado na generalidade por PSD, CDS e IL

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2916713/associacao-avisa-que-reducao-do-iva-na-construcao-de-habitacao-tem-de-ser-rapida#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes