Após ser chamada de "burra", candidata do México é coroada Miss Universo

  • 21/11/2025

Depois de ter sido chamada de "burra" pelo diretor do Miss Universo, Nawat Itsaragrisil, a candidata do México arrecadou o ouro na final do concurso, que decorreu esta sexta-feira, em Banguecoque, na Tailândia [ainda quinta-feira em Portugal].

 

Atrás de Fátima Bosch Fernández, de 25 anos, ficou a tailandesa Praveenar Singh, de 29 anos. Já a venezuelana Stephany Adriana Abasali Nasser, de 25 anos, posicionou-se em terceiro lugar, enquanto a filipina Ahtisa Manalo, de 28 anos, alcançou a quarta posição. A fechar o top 5 ficou a representante da Costa do Marfim, Olivia Yacé, de 27 anos.

Recorde-se que a 74.ª edição do certame ficou envolta em polémica, após Itsaragrisil ter repreendido a representante do México por não participar nas atividades promocionais do país anfitrião, diante das restantes participantes. Quando a jovem ripostou, o homem chamou a equipa de segurança e ameaçou desqualificar quem apoiasse a mexicana.

Bosch abandonou o local, tendo sido acompanhada por outras concorrentes em sinal de solidariedade, incluindo a Miss Universo 2024, Victoria Kjær Theilvig, da Dinamarca.

Diretor do Miss Universo manda calar concorrente. Todas abandonaram sala

Diretor do Miss Universo manda calar concorrente. Todas abandonaram sala

Diretor do concurso na Tailândia repreendeu a candidata do México, afirmando que se tem uma voz devia calá-la, caso quisesse vencer o certame. O momento ficou registado em vídeo e causou polémica. O homem acabou por ser afastado do seu cargo.

Andrea Pinto | 11:00 - 06/11/2025

"O que o vosso diretor fez não foi respeitoso: chamou-me burra", disse a jovem aos jornalistas tailandeses, citada pela Associated Press. "Se nos tira a dignidade, temos de ir embora", complementou.

O empresário mexicano Raúl Rocha Cantú, presidente da Organização Miss Universo, condenou a conduta de Itsaragrisil, que classificou de "agressão pública" e "abuso grave". Afastou-o, por isso, do cargo, apesar das suas explicações.

Também a presidente do México, Claudia Sheinbaum, se juntou ao coro de críticas, tendo elogiado Bosch por ter manifestado o seu desagrado de forma "digna".

"Parece-me que é um exemplo de como as mulheres devem levantar a voz. […] Nós, mulheres, ficamos mais bonitas quando levantamos a voz e participamos, porque isso está associado ao reconhecimento dos nossos direitos", disse.

A competição ficou também marcada pela demissão de dois jurados, tendo um deles sugerido que os resultados eram manipulados. No entanto, as acusações foram rejeitadas.

Além disso, a possibilidade de o concurso promover casinos online de forma ilegal esteve na mira das autoridades tailandesas, o que poderá ter causado atritos entre os organizadores.

Saliente-se que Portugal esteve representado no concurso pela candidata Camila Vitorino, que não se qualificou no top 30.

Veja as imagens da final na galeria acima.

Leia Também: Miss Jamaica caiu do palco durante desfile e saiu do evento de maca. Veja

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892027/apos-ser-chamada-de-burra-candidata-do-mexico-e-coroada-miss-universo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes