Após ser chamada de "burra", candidata do México é coroada Miss Universo
- 21/11/2025
Depois de ter sido chamada de "burra" pelo diretor do Miss Universo, Nawat Itsaragrisil, a candidata do México arrecadou o ouro na final do concurso, que decorreu esta sexta-feira, em Banguecoque, na Tailândia [ainda quinta-feira em Portugal].
Atrás de Fátima Bosch Fernández, de 25 anos, ficou a tailandesa Praveenar Singh, de 29 anos. Já a venezuelana Stephany Adriana Abasali Nasser, de 25 anos, posicionou-se em terceiro lugar, enquanto a filipina Ahtisa Manalo, de 28 anos, alcançou a quarta posição. A fechar o top 5 ficou a representante da Costa do Marfim, Olivia Yacé, de 27 anos.
Recorde-se que a 74.ª edição do certame ficou envolta em polémica, após Itsaragrisil ter repreendido a representante do México por não participar nas atividades promocionais do país anfitrião, diante das restantes participantes. Quando a jovem ripostou, o homem chamou a equipa de segurança e ameaçou desqualificar quem apoiasse a mexicana.
Bosch abandonou o local, tendo sido acompanhada por outras concorrentes em sinal de solidariedade, incluindo a Miss Universo 2024, Victoria Kjær Theilvig, da Dinamarca.
"O que o vosso diretor fez não foi respeitoso: chamou-me burra", disse a jovem aos jornalistas tailandeses, citada pela Associated Press. "Se nos tira a dignidade, temos de ir embora", complementou.
O empresário mexicano Raúl Rocha Cantú, presidente da Organização Miss Universo, condenou a conduta de Itsaragrisil, que classificou de "agressão pública" e "abuso grave". Afastou-o, por isso, do cargo, apesar das suas explicações.
Também a presidente do México, Claudia Sheinbaum, se juntou ao coro de críticas, tendo elogiado Bosch por ter manifestado o seu desagrado de forma "digna".
"Parece-me que é um exemplo de como as mulheres devem levantar a voz. […] Nós, mulheres, ficamos mais bonitas quando levantamos a voz e participamos, porque isso está associado ao reconhecimento dos nossos direitos", disse.
A competição ficou também marcada pela demissão de dois jurados, tendo um deles sugerido que os resultados eram manipulados. No entanto, as acusações foram rejeitadas.
Além disso, a possibilidade de o concurso promover casinos online de forma ilegal esteve na mira das autoridades tailandesas, o que poderá ter causado atritos entre os organizadores.
Saliente-se que Portugal esteve representado no concurso pela candidata Camila Vitorino, que não se qualificou no top 30.
Veja as imagens da final na galeria acima.
Leia Também: Miss Jamaica caiu do palco durante desfile e saiu do evento de maca. Veja
















