Após ataque russo, moradores de Kyiv incentivados a abandonar casas

  • 09/01/2026

"Metade dos edifícios residenciais de Kyiv - quase 6.000 - estão atualmente sem aquecimento", avançou Vitaly Klitschko.

 

Por isso, os moradores "devem sair temporariamente (...), para locais onde existam fontes de alimentação e aquecimento", apelou.

Várias áreas de Kyiv foram atingidas no ataque lançado esta madrugada pela Rússia à Ucrânia, que provocou quatro mortos em Kyiv, e atingiu infraestruturas críticas na cidade ocidental de Lviv.

O abastecimento de água e eletricidade foi interrompido em partes da capital, sendo que o aquecimento e crucial nesta altura do inverno, adiantou Vitaly Klitschko.

O ataque aconteceu poucas horas depois de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter alertado a nação para as intenções da Rússia de levar a cabo uma ofensiva em grande escala.

Um ataque ucraniano à Rússia também deixou 500 mil pessoas se sem eletricidade na região de Belgorod (oeste), segundo anunciou o governador local, Viatcheslav Gladkov.

"Às 06:00 da manhã de hoje [03:00 em Lisboa], 556 mil pessoas de seis municípios estão sem eletricidade e praticamente o mesmo número não tem aquecimento", indicou o responsável.

Duzentas mil pessoas encontram-se também sem água e saneamento.

A região fica próxima da cidade ucraniana de Kharkiv.

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916388/apos-ataque-russo-moradores-de-kyiv-incentivados-a-abandonar-casas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes