Apoios? Associação acusa Governo de ter ignorado pessoas com deficiência

  • 06/10/2025

O Governo atualizou, no final de setembro, a lista de produtos de apoio para pessoas com deficiência ou incapacidade, algo que aconteceu "pela primeira vez em quase dez anos", segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

 

A informação que o ministério deu na altura foi que essa atualização tinha sido feita "em linha com apelos de Organizações Não Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGDP), movimentos da sociedade civil, cidadãos e técnicos, tendo incluído "novos produtos de apoio".

Por outro lado, no dia 03 de outubro, foi publicada a portaria para a criação e implementação dos projetos-piloto de serviço de apoio domiciliário, SAD+Saúde.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da associação CVI disse hoje que a organização reconhece a importância das duas medidas, apontando que são reivindicações de muitos anos.

No entanto, acrescentou, os responsáveis da associação sentem-se "completamente ignorados".

"Há uma ausência completa deste Governo na consulta aos interessados e agora isso criou erros grosseiros porque não foram incluídos muitos produtos [de apoio] que vão continuar sem comparticipação, e que são realmente facilitadores das vidas das pessoas com deficiência", criticou Diana Santos.

A responsável explicou que a atualização da lista de produtos de apoio para pessoas com deficiência teve "retrocessos" e deu como exemplo as almofadas específicas, nomeadamente para prevenção de escaras, que "antigamente eram comparticipadas pelo IEFP [Instituto de Emprego e Formação Profissional]" e que agora passaram para o Instituto da Segurança Social (ISS).

Diana Santos explicou que pedir a comparticipação pelo IEFP era "a forma mais ágil, para quem trabalha e estuda, de ter acesso aos produtos de apoio", sendo um processo que poderia demorar três meses, e que passando para o ISS será "um processo completamente diferente, com 'nuances' muito mais demoradas".

Apontou que também ficou de fora da lista de comparticipações o rebaixamento de carros, "que é bastante caro", ou software específico para pessoas cegas e lamentou que não tenha sequer sido discutida a importância da assistência sexual.

"Isto só veio dificultar. Estas questões concretas, estas mudanças, sem consulta, só vieram dificultar ainda mais as nossas vidas", lamentou.

Admitiu, ainda assim, que, em geral, a atualização da lista de produtos de apoio é benéfica, porque incluiu a questão das rampas, dos motociclos ou da domótica, mas para a CVI acabou por ficar "aquém", receando que as pessoas com deficiência tenham de "esperar mais 10 anos para que volte a acontecer".

Diana Santos defendeu que teria sido importante o Ministério da Segurança Social ter ouvido as organizações porque são elas que trabalham diretamente com as pessoas com deficiência e recebem as suas queixas.

Relativamente ao apoio domiciliário, Diana Santos apontou "várias preocupações", apesar de reconhecer "uma melhoria do serviço" comparativamente ao que existia anteriormente.

"O que nos está a preocupar é que não haja um investimento na assistência pessoal", apontou, lembrando que o Governo tinha assumido o compromisso de dar continuidade aos programas de Vida Independente, mas "não voltou a reforçar verbas, nem a criar uma linha de abertura para novos centros de apoio à vida independente", salientou.

Diana Santos afirmou que o CVI receia que este programa de apoio domiciliário venha substituir os programas de assistência de pessoal, em que a pessoa com deficiência tem um assistente que o apoia nas mais variadas tarefas diárias.

A presidente do CVI adiantou que o Ministério da Segurança Social tinha prometido uma reunião até ao final de setembro, o que não aconteceu.

Acrescentou que espera agora que haja uma reunião com urgência "para ver o que ainda é possível fazer".

[Notícia atualizada às 16h08]

Leia Também: OE? "Se Governo quer ser reformista, tem que ter muitas propostas da IL"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2865672/apoios-associacao-acusa-governo-de-ter-ignorado-pessoas-com-deficiencia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes