António Filipe quer "sobressalto democrático" e "novo rumo" para o país

  • 10/01/2026

"É a candidatura que sabe que o estado a que o país chegou exige um sobressalto democrático e que pretende dar corpo, dar voz e dar expressão eleitoral a esse sobressalto", afirmou António Filipe, que falava num comício, em Vila Nova de Gaia, Porto, e que foi, até agora, a sua maior ação de campanha.

 

A iniciativa juntou, segundo a organização, cerca de 800 apoiantes no espaço Herança Magna e contou com a presença do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo.

"A minha candidatura é a que exige um novo rumo para o país, com a valorização dos salários de quem trabalha e o aumento das reformas e pensões de quem trabalhou uma vida inteira e merece viver dignamente os seus últimos anos de vida, com a valorização dos serviços públicos e das carreiras de funções públicas e sociais, com o reforço do Serviço Nacional de Saúde", salientou.

Para reforçar que a sua é também a "candidatura que exige um novo rumo para o país, em que a política da habitação não seja refém dos interesses mobiliários, em que não faltem professores nas escolas, em que os jovens tenham acesso aos graus mais elevados de ensino e não tenham de emigrar para ter salários decentes".

Mas, o candidato à Presidência da Republica apoiado pelo PCP e pelo PEV defendeu ainda um novo rumo na justiça e na distribuição de riqueza, na defesa da produção nacional e, entre outros, na "rejeição da submissão externa à União Europeia e à Nato, com a recusa da guerra e da corrida aos armamentos e a defesa da paz e da cooperação".

"Num mundo perigoso e inquietante em que vivemos, temos de ter a coragem de lutar para a paz e de enfrentar os ventos de guerra com que nos querem fustigar. A defesa da paz não é um discurso de 'miss mundo', é uma luta pela sobrevivência da humanidade", defendeu.

Neste discurso em Gaia, António Filipe voltou a criticar os candidatos a que tem chamado do "consenso neoliberal" e que são, na sua opinião, "os que estão juntos na defesa das privatizações e na entrega de empresas estratégicas nas mãos do capital estrangeiro".

E exemplificou com a privatização da ANA Aeroportos, com os CTT, a EDP, a REN ou a GALP.

"Foram os candidatos do consenso neoliberal, a que entretanto se juntaram os da extrema-direita, a liberal e a populista, que pactuaram com a corrupção que envolveu estas privatizações e que se alimenta da promiscuidade entre o poder económico e o exercício de poderes públicos, e que agora vêm saudar a legalização do tráfico de influências por via da legalização do 'lobbying' que apresentam, hipocritamente, como se fosse uma fantástica medida de combate à corrupção", afirmou.

Acrescentando que os "candidatos do consenso neoliberal para obter votos lamentam agora as consequências das políticas que sempre defenderam e que puseram em prática".

"Foi contra esse consenso neoliberal que a minha candidatura avançou e que se afirma como a candidatura que exige um novo rumo para o país, identificada com os valores pelos quais se fez a Revolução de Abril", sublinhou ainda.

António Filipe volta a contar com a presença de Paulo Raimundo num comício no domingo, em Lisboa.

Os candidatos às eleições presidenciais de 18 de janeiro são Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Leia Também: Paulo Raimundo diz que com António Filipe Constituição "cumpre-se mesmo"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2917140/antonio-filipe-quer-sobressalto-democratico-e-novo-rumo-para-o-pais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes