Antigo diretor do Palácio da Pena José Martins Carneiro morre aos 73 anos

  • 21/11/2025

José Martins Carneiro dirigiu o Palácio Nacional da Pena entre 1983 e 2010, tendo contribuído para a elevação da Paisagem Cultural de Sintra a Património da Humanidade.

 

"O seu nome permanecerá indissociável do monumento ao qual dedicou 27 anos de trabalho e reflexão", sublinhou a Parques de Sintra em nota pública de pesar.

Licenciado em Filosofia, José Martins Carneiro (1952-2025) investigou e publicou vários estudos sobre aquele património, nomeadamente "O Imaginário Romântico da Pena".

Nos últimos anos, José Martins Carneiro trabalhou no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, que o recordou como "um homem do património cultural, a que dedicou boa parte da sua vida".

Em nota de pesar divulgada nas redes sociais, o MNAA considera Martins Carneiro um dos responsáveis pelo reconhecimento atual do Palácio Nacional da Pena como "um dos destinos turísticos mais concorridos em Portugal".

Também o município de Góis, no distrito de Coimbra, lamentou a morte de José Martins Carneiro, lembrando que foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia e que este envolvido "de forma ativa" em iniciativas como a mostra internacional Góis Arte.

O funeral de José Martins Carneiro realiza-se hoje em Lisboa.

Leia Também: Parques de Sintra repara coberturas do palácio romântico de Monserrate

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2892214/antigo-diretor-do-palacio-da-pena-jose-martins-carneiro-morre-aos-73-anos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes