Alfa Romeo lança edição limitada a 10 unidades. Já foram todas vendidas
- 09/01/2026
Esta sexta-feira (9 de janeiro), foi apresentado o novo Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio Luna Rossa - no dia inaugural do Salão Automóvel de Bruxelas, na Bélgica. É um modelo especial de edição muito limitada.
Integra o âmbito da Bottegafuoriserie e é resultado da primeira colaboração entre a histórica marca do Grupo Stellantis e a Luna Rossa - uma das principais equipas no panorama internacional da vela.
A base é o Giulia Quadrifoglio de produção, sendo que só vão existir dez unidades em todo o mundo. Todas elas já foram vendidas.
Está equipado com um motor V6 2,9 litros biturbo, capaz de debitar 520 cv de potência. O diferencial é autoblocante mecânico. Há um novo pacote aerodinâmico em fibra de carbono, tendo sido dada uma grande ênfase ao desempenho aerodinâmico.
À frente, há elementos que reforçam a carga aerodinâmica, aproveitando os fluxos existentes. Já a parte inferior da carroçaria incorpora dois perfis que ajudam a gerar um efeito de sucção potente. As saias laterais são em fibra de carbono e fecham o fluxo debaixo do carro para uma melhor eficiência.
Atrás, o Quadrifoglio Luna Rossa tem uma asa de grandes dimensões e perfil duplo, apoiada por dois pilares centrais. A inspiração vem das quilhas de um veleiro de competição da Luna Rossa, num conceito reinterpretado e aplicado a um automóvel para o ajudar a ficar colado ao asfalto. O carro revela um equilíbrio aerodinâmico de 40 por cento no eixo dianteiro.
Em termos cosméticos, o Alfa Romeo Quadrifoglio Luna Rossa foi inspirado pela cor do mesmo barco, participante na Taça América em vela de 2024. É uma pintura artesanal aplicada à mão, que recria o efeito metálico do aço como base.
É um desenho em duas cores, com uma faixa lateral em vermelho onde se encontra a inscrição Luna Rossa. Os emblemas da Alfa Romeo foram modificados para este veículo, quer atrás, quer à frente. Já as jantes de 19 polegadas surgem numa nova cor que corresponde com o interior. As capas dos espelhos retrovisores exteriores são em fibra de carbono exposta.
Parte do veleiro foi cedida à Alfa Romeo: o painel do tablier inclui uma película que é uma das camadas de uma das velas originais. Há novos bancos Sparco, cujo revestimento é inspirado nos materiais e nos gráficos dos coletes salva-vidas da tripulação, encontrando-se ainda acabamentos em fibra de carbono como o túnel central. Os bancos possuem o logótipo Luna Rossa nos encostos.
Percorra a galeria do topo do artigo para ver algumas imagens do Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio Luna Rossa.
















