Alerta: 70% das urgências por gripe em dezembro envolveram crianças

  • 06/10/2025

A campanha "Não deixe a gripe estragar a festa" visa sensibilizar pais, educadores e cuidadores para o impacto da gripe nas crianças e adolescentes, apelando à promoção de comportamentos preventivos, como higiene das mãos, etiqueta respiratória e ventilação dos espaços fechados.

 

Segundo os promotores da iniciativa, 88% dos internamentos por gripe em idade inferior a 5 anos, em Portugal, ocorrem em crianças saudáveis.

"Embora na maioria dos casos a evolução da gripe seja favorável, as crianças estão em risco de desenvolver complicações bacterianas como otite média aguda, sinusite e pneumonia, que contribuem para um aumento da prescrição de antibióticos, sublinham.

Referem ainda que cerca de 70% dos episódios de urgência por síndrome gripal registados no início da época da gripe de 2024 ocorreram em crianças e adolescentes, "revelando o peso significativo desta doença nesta população".

As organizações salientam ainda que "a gripe em idade pediátrica não é apenas um problema clínico: é também um desafio social e económico".

"As crianças têm cinco vezes mais probabilidade de contrair gripe fora do agregado familiar e o dobro da probabilidade de a transmitir dentro de casa, resultando numa estimativa de 195 dias de trabalho perdidos por cada 100 crianças com menos de três anos", elucidam.

A campanha tem como mascote a personagem Viroco, "o especialista em estragar a festa", que protagoniza os materiais da campanha, convidando pais e crianças a testarem os seus conhecimentos sobre gripe pediátrica e a adotarem medidas simples para evitar a propagação do vírus de forma lúdica e educativa.

Este ano, a campanha adota um formato multiplataforma com presença na rádio, na imprensa, nas redes sociais e no 'site' www.gripeinfantil.pt, onde é possível encontrar informações práticas, testes interativos e conselhos validados por especialistas.

"Esta presença transversal pretende chegar às famílias com informação clara, prática e acessível, desmistificando mitos sobre gripe em idade pediátrica e promovendo comportamentos preventivos, como higiene das mãos, etiqueta respiratória e ventilação dos espaços fechados", destacam.

A campanha resulta da colaboração entre a Associação Nacional das Farmácias, a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, a Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade, as Farmácias Portuguesas, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e a AstraZeneca.

[Notícia atualizada às 16h14]

Leia Também: Urgências fecharam menos 481 dias entre janeiro e agosto

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2865625/alerta-70-das-urgencias-por-gripe-em-dezembro-envolveram-criancas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes