Akturkoglu processado pela Warner Bros. 'Culpa' é de... Harry Potter
- 21/11/2025
Menos de três meses depois da tão autêntica 'novela' em que se tornou a transferência do Benfica para o Fenerbahçe (a troco de uma verba na ordem dos 22,5 milhões de euros, que pode ascender aos 25 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos), Kerem Atkurkoglu vê-se uma vez mais, no 'olho do furacão'.
Desta feita, de acordo com informações adiantadas pelo jornal turco Daily Sabah, a Warner Bros. Entertainment terá avançado com um processo contra o jogador de 27 anos de idade, junto do Tribunal dos Direitos Civis de Propriedade Intelectual e Industrial de Istambul, acusando-o formalmente de constantes violações dos direitos de autor.
Em causa, pode ler-se, estão as constantes referências à franquia Harry Potter, ora pela maneira como 'saca' da varinha sempre que marca um golo, ora pela utilização de músicas provenientes dos filmes e da utilização de termos como "Hogwarts" ou "Gryffindor", em publicações feitas nas redes sociais.
A empresa norte-americana recorda que todas estas expressões estão registadas junto da Inspeção-Geral Turca das Patentes e das Imagens de Marca, e dizem respeito, não só aos livros e aos filmes, como também ao elevado valor comercial que lhes está associado, tendo o avançado feito uso das mesmas sem a devida autorização.
A Warner Bros. Entertainment defende, ainda, que esta utilização indevida constitui, não só uma "violação dos direitos financeiros e morais de autor", ao olhar da Lei dos Direitos de Propriedade Intelectuais e Industriais, como, inclusive, um caso de "concorrência desleal", com base no Código Comercial Turco.
Nesse sentido, a empresa sediada nos Estados Unidos da América (EUA) terá enviado, para análise do tribunal, publicações levadas a cabo por Kerem Akturkoglu, nas redes sociais Instagram e X (o antigo Twitter), pelo que resta, agora, saber se o próprio será, efetivamente, chamado a dar explicações.
Do Benfica ao Fenerbahçe, a cronologia de uma 'novela'
Este caso surge depois da tão badalada transferência de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe, que começou a ser 'cozinhada' logo no arranque do passado mercado de transferências de verão, mas que apenas acabou por concretizar-se na reta final do mesmo, devido a uma série de avanços e recuos.
Os turcos não terão demorado muito a alcançar um acordo com o Benfica, mas acabaram por voltar atrás, no início de agosto, quando Bruno Lage lançou o avançado para os minutos finais do triunfo sobre o Nice, por 2-0, que valeu o apuramento para os playoffs de apuramento para a Liga dos Campeões.
Esta decisão do treinador impediu o jogador de representar qualquer outro clube, na prova milionária, levando à ira da formação sediada em Istambul, na altura, orientada por... José Mourinho, que, pouco tempo depois, acabaria por mudar-se para a Luz, para fazer face à demissão do compatriota.
O internacional turco viu, assim, prolongada a estadia, na Luz, e acabou mesmo por marcar o golo que afastou o Fenerbahçe da corrida por um lugar naquela que é a maior competição europeia de clubes. Ainda assim, dias depois, as duas partes reaproximaram-se, pelo que a mudança acabou mesmo por concretizar-se.
Leia Também: Saudades, Benfica? Akturkoglu volta aos golos e Fenerbahçe vence















