Agricultores alemães, espanhóis e gregos protestam contra acordo UE/Mercosul

  • 08/01/2026

Vários grupos de agricultores alemães protestaram em autoestradas no norte e leste do país hoje contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, bloqueando-as em vários pontos, incluindo algumas rotas de acesso à Berlim.

 

Segundo a emissora regional RBB, ao amanhecer, a autoestrada A19, as vias de acesso da A20 e da B96, na região de Brandemburgo (leste), entre outras, foram bloqueadas por grupos de tratores. De acordo com a mesma fonte, a polícia dispersou ainda algumas concentrações que, ao contrário das anteriores, não tinham sido comunicadas previamente.

Os protestos foram convocados pela Associação de Agricultores de Brandemburgo e pelo movimento "O Campo Conecta", anunciando os bloqueios iriam continuar até às 17:00, no horário local (16:00 em Lisboa).

Na região norte de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, onde também foram convocadas concentrações, a emissora regional NDR informou que os agricultores protestavam em várias autoestradas, mas sem bloquear o trânsito. A principal associação do setor na Alemanha, a Associação Alemã de Agricultores, também rejeita o acordo com o Mercosul, mas não aderiu aos protestos.

Já os agricultores gregos intensificaram hoje os protestos em todo o país, dando início a um bloqueio de 48 horas em importantes autoestradas, cruzamentos e portagens, em protesto contra o aumento dos custos de produção e contra o acordo comercial da UE com o Mercosul.

A polícia direcionou o trânsito para as rotas secundárias quando possível e não interveio para conter os bloqueios. Entretanto, o Governo conservador do país avisou que não tolerará bloqueios mais prolongados. A principal autoestrada do país, que liga Atenas à cidade de Tessalónica, no norte, foi encerrada nos dois sentidos em vários pontos.

Os protestos, que começaram em novembro, centraram-se inicialmente no aumento dos custos de produção, agravados por uma série de crises. O Governo grego anunciou na quarta-feira concessões de última hora para tentar conter os protestos mais recentes, incluindo tarifas de eletricidade mais baratas para os agricultores e descontos no imposto sobre os combustíveis.

Na manhã de hoje, cerca de 70 tratores bloquearam o acesso rodoviário ao porto de Tarragona, em Espanha, também em protesto contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

A manifestação, organizada pela Revolta Pagesa, mobilizou cerca de 100 agricultores da região de Tarragona (Catalunha), que pretende manter o bloqueio rodoviário do porto até à próxima segunda-feira, segundo declarações à imprensa de Joan Regolf, presidente da Associação Catalã de Agricultores.

Dezenas de agricultores do movimento Revolta Pagesa estão a bloquear as vias que atravessam Girona, nomeadamente as autoestradas AP-7 e N-II em Pontos, e a passagem de Coll d'Ares em Molló (Girona) desde a manhã de hoje. Afirmam que não sairão do local até que Espanha se retire do acordo Mercosul e os protocolos de saúde e gestão da vida selvagem sejam revistos.

Hoje, em França, centenas de agricultores e cerca de 100 tratores furaram os bloqueios das autoridades e posicionaram-se junto aos simbólicos Torre Eiffel e Arco do Triunfo, em Paris, entre outros locais, também contra o acordo UE com o Mercosul.

Além da capital francesa, os agricultores realizaram ainda ações noutras zonas do país, por exemplo nos arredores de Bordéus (sudoeste), com um bloqueio, desde quarta-feira, a um depósito de combustíveis em Bassens.

Leia Também: Bruxelas espera assinatura de acordo UE-Mercosul em breve

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2915778/agricultores-alemaes-espanhois-e-gregos-protestam-contra-acordo-uemercosul#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes