Afinal, pode ser poliglota! Dicas eficientes para aprender novos idiomas
- 20/11/2025
Fazer todos os cursos de linguística que encontra não faz de si poliglota. Qualquer idioma precisa de ser bem trabalhado, aprofundado e aplicado.
O autor best seller americano Mark Manson publicou no seu blog alguns dos métodos que se revelaram eficientes no processo de aprendizagem de alguns idiomas como espanhol, português e um nível básico de russo. Esclarece que não há uma fórmula mágica, mas sim a combinação de várias técnicas a longo prazo.
Converse, converse e converse
Nem que seja um monólogo! Este método pode parecer simples e descabido, mas na realidade pode representar o ponto de partida. Converse de tudo, mesmo que não saiba ao certo o que está a dizer. Vai errar vezes sem conta. Pratique e aceite que vai dizer coisas com pouco ou nenhum sentido. Mark Manson garante que é assim que vai aprender verdadeiramente.
Leia Também: Livros a ganhar pó? Saiba como implementar hábitos de leitura eficazes
Para este especialista em comunicação, "uma hora de conversa (com correções e um dicionário como referência) pode equivaler a cinco horas numa sala de aula ou a dez horas de um curso de idiomas".
Reflita sobre o que o motiva a aprender um novo idioma
Lembrá-lo do motivo ou dessa necessidade pode ser fundamental para começar a dominar com mais facilidade o idioma em questão. Por vezes, não ter um objetivo ou uma ideia concreta de como o usar pode levar ao fracasso dessa aprendizagem.
Defina objetivos concretos
Tenha em consideração que quanto mais curtos, concretos e simples sejam os objetivos, mais facilmente os conseguirá gerir e alcançar. Não é viável pensar que quer "ser fluente em japonês em meio ano".
Estabeleça metas claras. Pode estabelecer prazos mas com objetivos realistas e específicos, como por exemplo: até ao final do ano devo saber apresentar-me neste idioma.
Comece com as 100 palavras mais comuns e ande com um dicionário de bolso
A gramática pode ser traiçoeira e há palavras com duplo e até triplo significado. É importante que se centre nas expressões e palavras mais comuns do dia a dia e em perceber as diferentes utilidades. Porteriormente pode completar o vocabulário com o auxílio de um dicionário de bolso ou online.
Pratique mentalmente
Quando está a pensar, em que idioma o costuma fazer? Experimente fazê-lo na língua que está a aprender, isso pode ajudar o seu cérebro a começar a habituar-se e a responder com mais facilidade nesse idioma.
"Desafie-se a pensar no novo idioma. Todos nós temos monólogos internos, geralmente na nossa língua materna."
Aplique as novas aprendizagens
Quando aprender uma palavra nova, tente usá-la de imediato e com o tempo procure outros sinónimos.
Veja conteúdos nesse idioma
Programas de TV, filmes, jornais e revistas são bons complementos, mas não devem substituir a prática real do idioma.
Sites e aplicações para acompanhar a aprendizagem
EU Academy
Duolingo
Kultivi
Lingua.com
Sounter
Cambly
















