Açores: Anúncio da Ryanair é "extemporâneo" e contraria afirmações do CEO

  • 20/11/2025

Segundo uma nota de imprensa daquela Secretaria Regional, "de acordo com a informação disponível à data, a Visit Azores está ativamente empenhada e a manter contactos diretos e regulares com a Ryanair, pelo que o comunicado emitido hoje é entendido como extemporâneo".

 

A Ryanair pretende encerrar todos os voos para os Açores a partir de março de 2026, alegando as elevadas taxas aeroportuárias e "a inação do Governo", anunciou hoje a companhia aérea de baixo custo.

A Secretaria Regional adianta que o comunicado "contraria, inclusivamente, notícias e declarações recentes do CEO da companhia em que afirmava a vontade de investir nos Açores e reativar a base operacional em Ponta Delgada".

Em setembro, o presidente executivo da Ryanair, Michael O'leary, anunciou, em Lisboa, quatro novas rotas em Portugal para o inverno (que têm como origem Porto, Faro e Funchal) e, de acordo com algumas notícias, a companhia - que tem quatro bases nos aeroportos portugueses (Porto, Lisboa, Faro e Madeira) -, já tinha pedido a reabertura da base em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

A operadora tinha já ameaçado anteriormente abandonar as rotas dos Açores, que ligam Lisboa e Porto às ilhas de São Miguel e Terceira, e em 2023 reduziu o número de voos nestes percursos.

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas "mantém-se expectante relativamente ao trabalho que está a ser desenvolvido pela Visit Azores, reconhecendo que decorre um complexo processo de interação, que envolve várias entidades".

Segundo o Governo dos Açores, "há, hoje, como já aconteceu em situações passadas, questões alegadamente relacionadas com taxas aeroportuárias e ETS alheias à região".

O presidente da Visit Azores, responsável pela promoção turística dos Açores, já considerou hoje o anúncio da saída da Ryanair da região como uma "forma de pressão negocial", alertando que o processo não está "completamente fechado".

Com "este tipo de comunicado da Ryanair, nós, infelizmente, já estamos habituados. É a forma como fazem a sua pressão negocial dentro das conversações que vão fazendo nas regiões onde atuam", afirmou Luís Capdeville Botelho à agência Lusa.

Leia Também: PS/Açores: Saída da Ryanair é "retrocesso brutal" e "golpe" na mobilidade

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2891534/acores-anuncio-da-ryanair-e-extemporaneo-e-contraria-afirmacoes-do-ceo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes