"A China continuará a apoiar firmemente a Venezuela"

  • 09/01/2026

"A China continuará a apoiar firmemente a Venezuela na salvaguarda da sua soberania, dignidade e segurança nacional, independentemente de como evolua a situação política", afirmou a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Mao Ning.

 

A porta-voz destacou que Pequim manteve uma comunicação e cooperação "sólidas" com o Governo venezuelano e que o país "está profundamente empenhado em aprofundar a cooperação prática e promover o desenvolvimento comum".

O país asiático, que tem mantido relações estreitas com Caracas nos últimos anos, condenou duramente a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela e exigiu a libertação do ex-presidente Nicolás Maduro e da sua esposa, Cilia Flores, detidos no sábado e levados para Nova Iorque.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, reuniu-se na quinta-feira com o embaixador da China, Lan Hu, realçando a "posição firme e consequente da China ao condenar energicamente a grave violação do direito internacional e da soberania venezuelana", segundo informações oficiais venezuelanas.

Fontes norte-americanas citadas pela cadeia televisiva ABC indicaram que a Administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou a Rodríguez que a Venezuela terá de pôr fim às suas relações com a China, Rússia, Irão e Cuba como condição para poder extrair e comercializar o seu petróleo.

Leia Também: Catarina Martins acusa candidatos da direita de cinismo sobre a Venezuela

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916303/a-china-continuara-a-apoiar-firmemente-a-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes