3 dicas para aumentar os seus níveis de vitamina D este inverno

  • 09/01/2026

A deficiência de vitamina D acontece quando não há quantidade suficiente desta vitamina no organismo. Poderá tomar conhecimento dos seus níveis através de exames, pelo que é aconselhado fazer sempre o check up anual para ver se está tudo bem. 

 

Embora os níveis baixos de vitamina D estejam associados a diversos problemas de saúde, como é o caso de doenças cardíacas, diabetes e depressão, não há evidências que demonstrem que a falta de vitamina D seja necessariamente a causa desses problemas. 

No entanto, segundo a Sociedade de Doenças Osteopáticas (ODS), a falta desta vitamina pode levar diretamente à osteomalácia, uma condição que enfraquece os ossos e pode causar sintomas como dor óssea, fraqueza muscular e espasmos musculares. A deficiência de vitamina D poderá também contribuir para a osteoporose, doença óssea que aumenta drasticamente o risco de fraturas, especialmente em mulheres idosas.

Como aumentar os níveis de vitamina D: 3 dicas a ter em conta

1. Luz solar

A pele começa a produzir vitamina D quando exposta ao raios UV do sol, refere a médica Sue Shapses. A maioria das pessoas consegue obter os níveis recomendados de vitamina D desta forma, no entanto, quando passam muito tempo em espaços fechados, é mais complicado.

Algumas evidências sugerem que 5 a 30 minutos de exposição solar por dia (ou pelo menos duas vezes por semana) são suficientes para que a pele produza a quantidade dessa vitamina. No entanto, a quantidade de sol dependerá de outros fatores, como o local onde  vive, a estação do ano, os níveis de poluição, o tipo de pele, o uso de protetor solar, a idade, entre outros. 

O ideal será aproveitar a exposição ao solar durante um período, mas sempre com proteção solar com fator 30 (pelo menos). 

2. Alimentação

Embora o corpo produza vitamina D através da luz solar, também poderá obter este nutriente através da alimentação, revela a nutricionista  Shana Minei Spence.

Assim, as melhores fontes naturais são peixes gordos como truta, salmão, atum e cavala. Outros produtos de origem animal, como o queijo, a gema do ovo e carnes gordas também contêm pequenas quantidades de vitamina D. 

Se for vegetariano, então poderá apostar em cogumelos e leites vegetais. 

3. Suplementos

É possível obter a quantidade necessária de vitamina D através da alimentação, mas nem sempre é fácil. "Se as pessoas não consomem uma variedade de alimentos, especialmente cereais, leite, iogurte e peixe, então um suplemento poderá ser necessário", refere Spence. 

Contudo, é sempre prudente consultar o seu médico antes de começar a tomar um novo suplemento. 

Sente-se exausto? Seis lanches rápidos que dão mais energia que o café

Sente-se exausto? Seis lanches rápidos que dão mais energia que o café

Em momentos que o cansaço bate à porta, normalmente recorre-se a um café para um 'boost' de energia. Contudo, poderá conseguir os mesmos resultados, mas de forma mais saudável, recorrendo a lanches rápidos e práticos.

Mariline Direito Rodrigues | 06:00 - 24/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2916785/3-dicas-para-aumentar-os-seus-niveis-de-vitamina-d-este-inverno#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes